MotoGP | Cal Crutchlow é anunciado como piloto de testes da Yamaha em 2021
Cal Crutchlow, atualmente piloto da LCR Honda Castrol na MotoGP, foi anunciado pela Yamaha como piloto de testes em 2021. O britânico substitui Jorge Lorenzo, que teve uma temporada apagada, devido à pandemia de Covid-19.
Crutchlow, inclusive, recusou uma proposta para correr no ano que vem pela Aprilia, preferindo encerrar a carreira de piloto de campeonato, para focar numa nova fase na sua vida, a de piloto de testes.
A partir do teste de ‘shakedown’ da MotoGP, agendado para Sepang, Malásia, de 14 a 16 de fevereiro, Crutchlow vai andar com a YZR-M1.
Ele também participará nos testes oficiais IRTA e outros testes privados da Yamaha, com o objetivo de ajudar os engenheiros da Yamaha com o programa de desenvolvimento da MotoGP.
A participação como ‘wildcard’ é possível se for considerado benéfico para o programa de testes, e Crutchlow também confirmou a sua disponibilidade para ser escolhido como piloto de substituição no infeliz caso em que um dos pilotos de MotoGP da Yamaha possa ser forçado a faltar a um GP por doença ou ferimentos.
Lin Jarvis, Diretor Executivo da Yamaha Motor Racing: “Bem, antes de mais nada, gostaria de dizer ‘bem-vindo de volta’ ao Cal. Ainda me lembro da primeira visita de Cal a YMR há muitos anos como novo Campeão do Mundo de Supersport e recordo que ele expressou o desejo de seguir em frente e subir para o MotoGP no futuro. Depois da mudança inicial para as Superbikes, passou três temporadas conosco na equipe Monster Energy Yamaha Tech3 antes de avançar para ganhar mais sete anos de experiência com dois dos nossos principais concorrentes. Esta riqueza de experiência, juntamente com a abordagem honesta e objetiva de Cal, certamente nos beneficiará muito enquanto nos esforçamos para melhorar nossas motos YZR-M1 com um programa de testes completo no próximo ano.”
“Claro, tínhamos planejado e esperado um programa forte este ano com Jorge. Infelizmente, nossa equipe de teste de fábrica logo teve que colocar seus planos em espera quando a pandemia Covid-19 começou e continuou a influenciar 2020 de março em diante. É lamentável que não tenhamos conseguido realizar nosso programa de testes e atingir nossos objetivos. Desejamos a Jorge tudo de melhor em seus empreendimentos futuros e agradecemos a ele por seus muitos anos de colaboração com a Yamaha.”
fotos: divulgação
Veja também os Mais Populares:
- Honda CB200X 2023: Uma Crossover Promissora Que Cairia Bem no Brasil
- TVS Apache RTR 310 2024: A Freestyler Esportiva Inspirada no Futuro
- Nova Honda CG 160 2024: A Evolução das Cores e Grafismos na Líder de Vendas
- Yamaha Fazer FZ25 ABS 2024: Novas Cores e Grafismos Elevam o Estilo e Desempenho
- Nova Honda NXR 160 Bros 2024: Robustez, Versatilidade e Modernidade em Duas Rodas