Mais uma BMW R 18 é customizada: esta é a ‘The Wal’ de Shinya Kimura

Compartilhar

Se você gosta de customização de moto, a nova BMW R 18 é um dos modelos perfeitos para você expressar seu lado artístico. Utilizando-a como base numa colaboração com a BMW Motorrad, o artista Shinya Kimura transformou totalmente o modelo para a série ‘SoulFuel’.

Batizada como ‘The Wal’, a moto customizada faz parte de uma parceria da BMW Motorrad e alguns artistas selecionados para trazer um modelo único para gama, entre eles, Roland Sands e Dirk Oehlerking. Veja a moto customizada por Roland Sands aqui, e por Dirk aqui.

De acordo com a empresa alemã, a influência na BMW R 18 ‘The Wal’ é Sports Endurancer, evidente por conta do tanque de combustível completamente redesenhado em comparação ao original.

Além disso, o banco está perfeitamente integrado ao visual da moto e, juntamente com uma carenagem parcial, deixam a ‘The Wal’ com um visual apaixonante. É daquelas motos que pedem para você pegar uma estrada na mesma hora em que se senta nela.

Até recentemente, Shinya Kimura trabalhava principalmente com motocicletas mais antigas, mas o artista está cada vez mais se dedicando a projetos envolvendo motos modernas, e a ‘The Wal’ é uma delas. Kimura começou a personalização da BMW R18 em meados de fevereiro e a ‘The Wal’ ficou pronta no final de junho.

“A base é a R 18, movida pelo melhor e mais recente motor em que já trabalhei. Tudo começou com uma visita à equipe de desenvolvimento da BMW Motorrad R 18 na Alemanha. Conheci a paixão sem limites e o poder inovador que prevalece na BMW Motorrad. Finalmente, em fevereiro de 2021 na Califórnia, eu rodei com a R 18 padrão por algumas centenas de quilômetros para conhecer o comportamento da moto. Após toda uma série de conversas, isso acabou levando à minha interpretação pessoal da R 18, em que apliquei toda a gama de minhas atividades como designer”, diz Shinya Kimura, relatando a fase inicial do projeto.

bmw r 18 custom by shinya kimura

Destaques da R 18 ‘The Wal’:

  • Guidão: 8 polegadas mais estreito, 6 polegadas mais baixo.
  • Tanque de combustível: mais longo para mover a posição do assento para trás e ganhar capacidade adicional de combustível de cerca de 1 galão para viagens mais longas.
  • Almofada de assento projetada pelo próprio Kimura, feita à mão pela BACKDROP Leathers no Japão em estilo de balde para maior apoio do fundo.
  • Banco concebido de forma a criar um fluxo natural a partir da almofada do banco e conduzir à luz traseira redonda.
  • Carenagem em semi-concha para um manuseio confortável em alta velocidade.
  • As tampas laterais foram concebidas de forma a não destruir o aspecto da moldura original.
  • Acabamento em pintura especial em forma de pintura a pó de bronze, após os componentes serem previamente martelados para dar textura à superfície.
  • Depois de Kimura ter concluído toda a carroceria, ele decidiu manter a forma simbólica clássica do sistema de escapamento padrão, mas pintá-lo de preto.

Como é a BMW R 18

A BMW R 18 é baseada nas motos históricas da marca, especialmente a R 5 de 1930, trazendo um design simples, com o motor boxer sendo o centro das atenções. Há também muito cromo e acabamento clássico em preto com listras brancas.

A parte central da BMW R 18 é o novo motor boxer feito de alumínio e vidro, com componentes de alumínio polido à mão e um moderno sistema de arrefecimento a ar e óleo. Este motor de 2 cilindros opostos e 1802 cm³ pesa apenas 110,8 quilos, já inclusos a transmissão automática de 6 velocidades e o sistema de admissão.

A potência máxima é de 67 kW (91 CV) a 4.750 rpm e o torque máximo é de 16 kgfm a 3.000 rpm.

Algumas curiosidades sobre esse novo motor: A rotação máxima é de 5.750 rpm e a marcha lenta é de 950 rpm. Mais de 15 kgfm de torque está disponível de 2.000 rpm até 4.000 rpm. Utiliza o sistema clássico de comando de válvulas (OHV), apesar de possuir 4 válvulas por cilindro, dupla ignição e injeção eletrônica.

Por fim, a BMW R 18 pode ser facilmente personalizada, contando ainda com opções da Roland Sands Design: “Machined” e “2-Tone-Black”, o fabricante norte-americano Mustang Seat (assentos) e personalização dos sistemas de escape em cooperação com a Vance & Hines.

Para mais informações sobre a BMW Motorrad Brasil, acesse http://www.bmw-motorrad.com.br/.

bmw r 18 custom by shinya kimura

fotos: divulgação

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo created by DesignEvo logo maker