KTM lança nova 250 SX-F 2023 no Brasil com produção nacional em Manaus (AM)

Compartilhar

A KTM lançou no Brasil a 250 SX-F 2023, a primeira moto de Motocross da marca austríaca produzida na unidade fabril em Manaus (AM). O processo de nacionalização do line-up representa uma nova fase para a KTM Brasil, que expande as operações na unidade e incrementa tanto a linha das motos de enduro como agora também as de motocross.

Nosso objetivo é oferecer as melhores e mais desejadas motos desse mercado, alinhadas às novidades da marca no exterior”, comemora Fábio Campos, diretor da KTM Brasil. “Iniciamos a produção de motos de motocross lançando primeiro a 250 SX-F, mas outros modelos virão na sequência”, revela.

Lançada há poucos meses na Europa, a 250 SX-F 2023 significa um grande salto nos padrões da competitiva classe 250 cc., com um pacote desenvolvido para oferecer a melhor performance e o fácil manuseio em qualquer nível.

Com o design todo atualizado, potência de 47 CV, maior estabilidade em reta e o completo gerenciamento eletrônico da atualidade, a 250 SX-F 2023 chega para enfrentar a categoria e dominá-la.

ktm 250 sx-f 2023

Chassi

A KTM implementou um conjunto de atualizações na 250 SX-F 2023 que visa a centralização de massas, menor peso e o melhor efeito “anti-squat” para garantir a aplicação perfeita da potência nas saídas de curvas.

Hidroformado, cortado a laser e soldado por robô, o novo chassi traz um feedback excepcional. Realocando as massas para mais perto do centro de gravidade e com parâmetros de flexão longitudinal e torção calculados para absorção de energia, o chassi atua como uma espécie de “amortecedor” e proporciona mais facilidade de manuseio.

A nova moto é muito sólida em qualquer velocidade, graças à conexão da coluna de direção forjada e as mesas usinadas em alumínio de alta qualidade para fornecer maior rigidez na direção. Além disso, a geometria mais precisa e o alinhamento perfeito do garfo de suspensão dianteira causam um efeito mais suave e responsivo.

Para superar e vencer qualquer obstáculo, a nova suspensão dianteira WP XACT traz recurso pneumático com reservatório de ar, tubos de 48 mm e regulagens divididas. Novos garfos hidráulicos melhoram a resistência quando exigidos ao extremo e minimizam o efeito de extensão em saltos e impactos.

A suspensão traseira também conta com um novo amortecedor WP XACT que produz uma consistência inigualável nas pistas e mais segurança durante os longos e exigentes treinos ou corridas. Novas vedações de baixo atrito SKF e características avançadas de amortecimento refletem em maior tração das rodas no solo com uma absorção de energia sem igual na categoria.

ktm 250 sx-f 2023

Por fim, outra grande novidade é que ambos os sistemas de amortecimento são ajustáveis e sem nenhuma ferramenta. Em poucos segundos o piloto pode realizar com as próprias mãos a melhor afinação para altas e baixas velocidades. Os sistemas contam com ajustes de pré-carga, bem como de compreensão e retorno de simples acesso e ajuste instantâneo.

Motor e tecnologia

A nova KTM 250 SX-F 2023 é equipada com um motor monocilíndrico de 250 cm³ com refrigeração líquida, capaz de gerar até 47 CV de potência máxima. Ele trabalha junto com um câmbio de 5 velocidades e embreagem multidisco DS banhado a óleo e sistema hidráulico Brembo.

Este motor possui peso total de apenas 26,11kg e foi projetado para corresponder conforme o manuseio. Além disso, sua altura foi reduzida em 8 mm e o posicionamento rotacionado dois graus para trás, que resultaram no posicionamento do pinhão 3 cm mais baixo.

No quesito tecnologia, a nova moto é equipada com Launch Control (controle de largada) e sistema de troca rápida de marchas (Quickshifter). De série na linha 2023, o sistema Quickshifter proporciona ao piloto trocar as marchas sem mesmo desacelerar e encostar na embreagem.

Para acionar o controle de largada basta apertar os botões “Quickshifter” e “Traction Control” ao mesmo tempo: a eletrônica irá ajustar a melhor tração, evitando o excesso ou baixa potência, assim como a perda de controle.

Além disso, garantir a máxima eficiência é a função do controle de tração e das opções entre os dois mapas de potência. De fácil acesso através de um punho de comando simples, o mapa1 oferece uma curva de potência mais linear, enquanto o mapa2 traz um golpe mais agressivo e aceleração explosiva. O controle de tração pode ser acessado pelo mesmo punho de comando e garante notória vantagem em situações lamacentas ou molhadas.

Agora “made in Brazil”, a previsão de chegada da 250 SX-F 2023 às concessionárias KTM de todo o país é em setembro, com preço público sugerido de R$ 63.490, mais frete, e garantia de três meses.

Enfim, para mais informações, acesse https://www.ktm.com/pt-br.html.

fotos: divulgação

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker