Honda ADV 150 ganha mais uma concorrente: Lifan KPV150
A Honda foi, talvez, a pioneira ao lançar uma scooter aventureira. Ela começou com a X-ADV, modelo de 750cc, lançou a ‘pequena’ ADV 150 e, mais recentemente, estreou o modelo médio ADV350.
A ADV 150 tem feito sucesso no Brasil, com vendas mensais em torno de 1 mil unidades. Um dos destaques dela é a sua capacidade de superar pequenos obstáculos.
Ela pode ser considerada urbana mas, por ter características de aventureira, aguenta passar por buracos, valetas e lombadas, presentes na maioria das cidades brasileiras. Além disso, permite ‘escapadinhas’ por estradas de terra batida ou cascalho sendo, portanto, um modelo muito versátil.
Por causa disso, alguns fabricantes chineses não querem ficar para trás, e desenvolvem modelos baseados principalmente na ADV 150.
Uma delas foi a Dayang, que lançou a ADV150, uma cópia ‘perfeita’ da scooter aventureira da Honda. O modelo possui praticamente o mesmo design e mesmas capacidades da scooter japonesa.
Além dela, a Dayang desenvolveu uma scooter aventureira de 350cc, a ADV350. Sim!, com o mesmo nome da scooter aventureira média da Honda.
Agora, outra empresa tenta ‘abocanhar’ uma parte desse mercado: A Lifan acaba de lançar sua scooter aventureira de 150cc, a KPV150.
Como é a Lifan KPV150
A Lifan KPV150 não é uma cópia chinesa da scooter da Honda, ela tem personalidade própria, com design frontal único. Seu farol de LED possui um formato oval, diferente do que vemos atualmente. Além do facho alto e baixo de LED, traz também luz de rodagem diurna (DRL) e luz de posição, ambos de LED. Aliás, toda a iluminação é de LED, já que os modernos piscas também contam com essa tecnologia.
Além disso, a KPV150 conta com para-brisa ajustável, pneus largos de uso misto, painel totalmente digital de LCD, porta USB e 12V, freios ABS de dois canais (opcional), rodas de 14″, tanque de combustível com 11 litros de capacidade, suspensão monoshock na traseira, suspensão invertida na dianteira e guidão cônico.
O motor é um monocilíndrico de 150 cm³ com refrigeração líquida, capaz de gerar até 9,0 kW (12,07 CV) de potência máxima a 8.500 rpm, e 1,2 kgfm de torque a 5.000 rpm.
Além disso, ela é equipada com o ‘Silent Start’, para uma ignição mais silenciosa, sistema ‘Start-Stop’ automático, que desliga a scooter nas paradas dos semáforos para economizar combustível, e suporte lateral com corta corrente, que impede o funcionamento do motor com o ‘pezinho’ acionado.
Enfim, a Lifan KPV150 é vendida em Bangladesh por aproximadamente US $ 3.490 a versão com ABS (R$ 18.460). É um preço próximo do que a Honda pede no Brasil na sua ADV 150 (R$ 19.240).
fotos: divulgação