BMW melhora ainda mais a aerodinâmica da M 1000 RR na linha 2023

Compartilhar

A BMW lançou na Europa a M 1000 RR 2023, sua superesportiva focada nas pistas, baseada na S 1000 RR, que chega com melhorias aerodinâmicas, para ir ainda mais rápida e tentar o título no mundial de superbike WorldSBK.

Agora, a M 1000 RR 2023 ganhou asas aerodinâmicas muito parecidas com as utilizadas na MotoGP, principalmente pela Honda e Yamaha. Elas são interligadas e feitas de fibra de carbono. Aliás, toda a nova carenagem é feita com este material extremamente leve e resistente, incluindo o novo para-lama dianteiro e os dutos de resfriamento dos freios.

De acordo com a empresa, o colossal avanço na área de aerodinâmica permitiu um aumento significativo no desempenho da moto, especialmente o top speed, que passa a ser de 314 km/h, ante 306 km/h do modelo anterior.

Além disso, as novas asas geram downforce significativamente mais aerodinâmico, tanto na posição de pilotagem vertical quanto ao inclinar. Assim, o piloto ganha ainda mais confiança em relação à roda dianteira para que possa alcançar ângulos de inclinação maiores ou velocidades mais altas nas curvas com o mesmo ângulo de inclinação.

bmw m 1000 rr 2023

Como frear é tão importante como acelerar, pela primeira vez na história da BMW Motorrad, são usados dutos de ar para resfriamento dos freios dianteiros feitos de fibra de carbono. Eles são integrados ao novo para-lama dianteiro, que foi otimizado para melhorar o fluxo de ar ao redor das pernas do garfo e das pinças de freio.

Por fim, a versão M 1000 RR M Competition conta com coberturas de roda M Aero feitas de fibra de carbono, que reduzem ainda mais a resistência ao ar, especialmente em velocidades acima de 250 km/h.

Motor e Chassi

A BMW M 1000 RR 2023 conta com o mesmo motor e chassi do modelo anterior, que já tinham sido atualizados em 2021, quando permitiram um desempenho aprimorado.

bmw m 1000 rr 2023

Ela é equipada com motor de 4 cilindros em linha, 999 cm³, refrigeração líquida e tecnologia ShiftCam, capaz de gerar até 156 kW (212 CV) de potência máxima a 14.500 rpm.

O chassi também conta com a estrutura da ponte de alumínio como peça central, complementada por um garfo invertido na dianteira e um suporte de suspensão central com cinemática Full Floater Pro na traseira.

Tecnologia

A BMW M 1000 RR 2023 é uma máquina de corrida com praticamente tudo o que existe no segmento. Ela conta com os modos de pilotagem “Rain”, “Road”, “Dynamic”, “Race” e “Race Pro1-3”, bem como a última geração do Dynamic Traction Control DTC e função wheelie DTC com sensor de 6 eixos.

Além disso, traz “Engine Brake” com ajuste triplo do torque de arrasto do motor no modo “Race Pro”, trocas rápidas de marchas ‘Shift Assistant Pro’, Controle de Largada ‘Launch Control’, Controle de partida em subidas ‘Hill Start Control Pro’ e freios ‘M Brakes’.

bmw m 1000 rr 2023

Por fim, ela conta com painel de instrumentos em TFT colorido de 6,5 polegadas, interface OBD para M GPS Datalogger e M GPS Laptrigger, bateria leve M, tomada de carregamento USB, iluminação Full-LED, controle de velocidade de cruzeiro eletrônico e manoplas aquecidas.

Enfim, a nova BMW M 1000 RR 2023 é oferecida na versão M RR branca e M RR M Competition preta. Ela é vendida por a partir de £30.940 no Reino Unido (aproximadamente R$ 181 mil). Não há previsão para o Brasil.

Para mais informações sobre a BMW Motorrad Brasil, acesse https://www.bmw-motorrad.com.br/.

bmw m 1000 rr 2023

fotos: divulgação

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker