BMW M 1000 R 2023: A ‘Hyper Naked’ com asas e 210 CV da marca alemã
A BMW lançou na Europa a M 1000 R 2023, sua ‘Hyper Naked’ de 1.000cc baseada na ‘Naked’ S 1000 R e na superesportiva S 1000 RR, que chega com asas aerodinâmicas na dianteira e até 210 CV de potência para dominar o segmento.
A M 1000 R 2023 é a segunda moto da linha ‘M’ da empresa, a divisão esportiva com modelos de alto desempenho, e que já conta com a superesportiva M 1000 RR, modelo que é utilizado no campeonato mundial de superbikes WorldSBK.
Assim como sua irmã esportiva, essa roadster também ganhou asas aerodinâmicas na dianteira que aumentam o downforce para uma pilotagem mais confiante e uma menor tendência de empinada. Este item geralmente é utilizado em modelos de alto desempenho, como a Ducati Streetfighter V4 S. Aliás, esta será a concorrente natural da M 1000 R, já que possuem potência e peso parecidos.
De acordo com a empresa, a nova M 1000 R 2023 recebeu asas na área dos painéis laterais dianteiros com o objetivo de alcançar tempos de volta ainda mais rápidos na pista e a melhor estabilidade de pilotagem possível em altas velocidades. Além disso, para diminuir a resistência aerodinâmica ligeiramente aumentada causada pela pequena área frontal adicional e forma das asas, foi adicionado um defletor de vento na frente do painel de instrumentos em combinação com o M Competition Package.
Por fim, como frear é tão importante como acelerar, a M 1000 R conta com o kit de freios ‘M brake’, que traz pinças com revestimento anodizado azul, dois discos de freio de 320 mm, uma nova bomba de freio de mão radial e rodas leves de alumínio forjado. Além disso, é oferecida no pacote M Competition, como opcional, as rodas ‘M Carbon’, extremamente leves e resistentes.
Motor e Chassi
A BMW M 1000 R 2023 conta com motor e câmbio baseados na superesportiva S 1000 RR, e que foram modificados para entregar mais aceleração e tração.
Assim, ela é equipada com motor de 4 cilindros em linha, 999 cm³, refrigeração líquida e tecnologia ShiftCam, capaz de gerar até 154 kW (210 CV) de potência máxima a 13.750 rpm, e 113 Nm (11,5 kgfm) de torque a 11.000 rpm.
O chassi é baseado na ‘naked’ S 1000 R, e conta com a estrutura da ponte de alumínio como peça central, complementada por um garfo invertido totalmente ajustável na dianteira e um amortecedor de direção, também ajustável.
Tecnologia
A BMW M 1000 R 2023 não é só uma ‘Hyper Naked’ para uso urbano e na estrada. Ela também é uma máquina para as pistas com praticamente tudo o que existe no segmento. Assim, ela conta com os modos de pilotagem “Rain”, “Road”, “Dynamic”, “Race” e “Race Pro1-3”, bem como a última geração do Dynamic Traction Control DTC e função wheelie DTC com sensor de 6 eixos.
Além disso, traz “Engine Brake” com ajuste triplo do torque de arrasto do motor no modo “Race Pro”, trocas rápidas de marchas ‘Shift Assistant Pro’, Controle de Largada ‘Launch Control’, Controle de partida em subidas ‘Hill Start Control Pro’, freios ‘M Brakes’ e assistente para derrapagens nas frenagens ‘Brake Slide Assist’.
Por fim, ela conta com painel de instrumentos em TFT colorido de 6,5 polegadas, interface OBD para M GPS Datalogger e M GPS Laptrigger, bateria leve M, tomada de carregamento USB e iluminação Full-LED.
Enfim, a nova BMW M 1000 R 2023 é oferecida na versão M R branca e M R M Competition preta. Ela é vendida por a partir de £19.480 no Reino Unido (aproximadamente R$ 116 mil). Não há previsão para o Brasil.
Para mais informações sobre a BMW Motorrad Brasil, acesse https://www.bmw-motorrad.com.br/.
fotos: divulgação