WorldSBK | Toprak é campeão mundial em 2021 e é o 1º título da Yamaha desde 2009

Compartilhar

Toprak Razgatlioglu, piloto da Yamaha no campeonato mundial de superbike superbike WorldSBK, foi coroado campeão mundial em 2021, neste domingo (21). O turco conseguiu o título já na corrida 1 no circuito Pertamina Mandalika International Street Circuit na Indonésia, quando terminou na segunda posição.

Foi também o primeiro título da Yamaha na categoria desde Ben Spies, em 2009. Além disso, a marca conquistou o título de fabricantes, algo que não acontecia desde 2007.

Apesar de ter perdido o título, Jonathan Rea (Kawasaki) foi o piloto do fim de semana em Mandalika, já que venceu as duas corridas da rodada. Toprak chegou em segundo na corrida 1, e em quarto na corrida 2. A corrida da Superpole foi cancelada. Com isso, ele conseguiu o título com apenas 13 pontos de vantagem para Rea.

Foi uma das temporadas mais disputadas do WorldSBK nos últimos anos, com 13 vitórias para Toprak e Rea, e o campeão foi conhecido apenas na última rodada.

toprak campeão

Toprak entrou no mundial de superbike WorldSBK em 2018, pela Kawasaki Puccetti Racing, uma equipe ‘satélite’ da Kawasaki. Em 2020, mudou-se para a Yamaha, onde conquistou três vitórias em sua primeira campanha.

Já na campanha de 2021, conseguiu o título com 13 vitórias e 28 pódios em 35 corridas. Com o seu sucesso em 2021, torna-se apenas no segundo piloto Yamaha a ser Campeão do Mundo no WorldSBK, depois do americano Ben Spies em 2009, e o 18º piloto diferente a ser coroado no WorldSBK.

Ele conseguiu, enfim, colocar um fim ao reinado de Jonathan Rea, que dominou a categoria desde 2015 e buscava seu sétimo título consecutivo.

Foi um título merecido para o turco pois pilotou demais nessa temporada. Ele, inclusive, despertou interesse de outras categorias, especialmente da MotoGP, onde a Yamaha ofereceu um assento à ele, mas que foi recusado (por enquanto). Ele deixou claro que queria ser campeão mundial no WorldSBK antes de pensar em mudar para a MotoGP.

A mudança também não acontece em 2022, já que possui mais um ano de contrato com a equipe no WorldSBK. Ele tentará novamente conquistar mais um título e, aí sim, provavelmente estará seguindo para o sonho de muitos pilotos, a MotoGP, que é considerada a categoria máxima do motociclismo mundial.

rea kawasaki indonesia

No Brasil, a transmissão ao vivo acontece no sistema de streaming DAZN.

fotos: divulgação

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo created by DesignEvo logo maker