Venda de motos no Brasil fecha 2020 com queda de 15%; dezembro tem bom resultado

Compartilhar

A venda de motos no Brasil fechou 2020 com queda de 15,04%, comparando com o ano anterior, segundo dados de emplacamentos da Fenabrave. Apesar disso, dezembro mostrou um bom resultado, com alta de 10% frente a novembro e de 5% contra dezembro de 2019.

Em dezembro, foram emplacadas 98.831 unidades, contra 89.438 no mês anterior, uma alta de 10,5%. Contra o mesmo mês do ano passado, houve um alta de 5,02% e no acumulado (janeiro-dezembro) contra o mesmo período do ano passado, a queda foi de 15,04%.

honda cg 160 titan s 2020

Os números de queda são reflexos da pandemia de Covid-19, que forçou o fechamento dos estabelecimentos comerciais, principalmente em março, abril e maio, além de ter impactado a produção.

As marcas que registraram um resultado positivo em dezembro foram Honda, BMW, Royal Enfield, Kymco e Ducati, que cresceram 14,67%, 1,21%, 1,94%, 35,71% e 17,12%, respectivamente, comparando com o mês anterior.

A BMW fechou dezembro como a marca de destaque, com emplacamentos acima de 1 mil unidades. Ela consolidou sua terceira posição na participação de mercado, no acumulado, mostrando que o mercado de motos de luxo segue aquecido, apesar da pandemia.

A Haojue conseguiu segurar a quarta posição de participação, mas ainda mostra uma tendência de queda. A empresa que opera através do grupo JToledo no Brasil, nas concessionárias Suzuki, sofre, principalmente, os efeitos da alta do dólar.

A Kawasaki fechou o ano em quinto, ameaçando a quarta posição da chinesa. A tendência da japonesa é de alta. Portanto, vamos ver se em 2021 ela consegue deixar a Haojue para trás e “colar” na BMW.

Enfim, a Honda fechou 2020 na liderança folgada, com 77,71% de participação de mercado, seguida pela Yamaha, com 15,5%.

fonte: Fenabrave

Veja também os Mais Populares:

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo made with DesignEvo