Cotidiano

Produção de motos no Brasil cresce em janeiro de 2022 e ultrapassa 83 mil unidades

Compartilhar

A produção de motos no Brasil voltou a mostrar sinais de recuperação em janeiro de 2022, com crescimento de 9,6%, comparando com dezembro, de acordo com dados da Abraciclo.

De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, foram produzidas 83.696 unidades em janeiro, contra 76.359 unidades em dezembro, crescimento de 9,6%.

Comparando com janeiro de 2021, quando foram produzidas 53.631 unidades, o crescimento é de 56,1%.

A associação diz ainda que mesmo com crescimento de 9,6% em relação ao mês anterior, o setor foi impactado pela alta de casos da variante Ômicron do novo coronavírus.

“A nova onda de contaminações pelo coronavírus, provocada pela variante Ômicron, provocou falta de muitos colaboradores nas fábricas e comprometeu o ritmo das linhas de produção. Felizmente não houve nenhuma paralisação como aconteceu no ano passado”, explica o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian.

Com isso, ainda não será possível atender toda a demanda pelos modelos de baixa cilindrada e scooters, e acabar com a fila de espera. “Em dezembro, o volume de produção foi menor devido às férias coletivas e nossa expectativa era de acelerar a curva em janeiro. Assim, acreditamos que a recuperação da produção deverá acontecer a partir de março”, afirma Fermanian.

A Yamaha foi uma das poucas marcas que diminuíram a produção em janeiro. A empresa tinha produzido 17.882 unidades em dezembro e caiu para 15.350 em janeiro, uma redução de 14%.

fotos: divulgação

fonte: Abraciclo

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker