MotoGP URGENTE | Aprilia confirma Maverick Viñales para 2022
A Aprilia confirmou que Maverick Viñales irá correr pela equipe em 2022, na MotoGP. O espanhol irá correr ao lado de seu conterrâneo Aleix Espargaro e, com isso, enterra-se a possibilidade de vermos o retorno de Andrea Dovizioso com as cores da fábrica de Noale.
Viñales, nos últimos dias, tem tido alguns atritos com a equipe Yamaha, que chegou a suspendê-lo do GP da Áustria, no último domingo. Também tem feito declarações bem duras em relação à moto e ao time. Posteriormente divulgou um pedido de desculpas. A relação entre a marca dos três diapasões e o piloto espanhol já estava estremecida, e culminou com o rompimento antecipado do contrato entre as duas partes.
Com Viñales, a Aprilia dá mais um passo importante no momento que será transformada em equipe oficial de fábrica, e espera que com os dois pilotos consiga desenvolver ainda mais o projeto, que já mostra ser bem competitivo.
Hoje, o segundo piloto da equipe é Lorenzo Savadori e, apesar de não terem divulgado seu destino, eles dizem que “ele continuará sendo parte integrante da família Aprilia Racing”, provavelmente como piloto de teste.
Nascido em 1995, Viñales estreou-se no Campeonato do Mundo em 2011 aos comandos de uma Aprilia nas 125cc, somando quatro vitórias e cinco pódios, garantindo-lhe o título de Estreante do Ano e o terceiro da geral.
Depois de mais uma temporada de alto nível, ele ganhou o título de Moto3 em 2013 antes de passar para a Moto2 na próxima temporada. Graças ao potencial demonstrado na classe intermediária, ele ganhou uma vaga no MotoGP para a temporada de 2015 com a Suzuki e depois com a Yamaha em 2017.
Na categoria rainha, Viñales somou nove vitórias, 13 pole position e 28 pódios até agora, além de dois terceiros lugares gerais como sua melhor colocação final na classificação de pilotos.
Massimo Rivola – CEO da Aprilia Racing: “Estamos extremamente felizes em anunciar que contratamos Maverick Viñales, um piloto de altíssimo nível e um dos mais puros talentos da categoria rainha. O nosso projeto foi agora enriquecido com o valor que Maverick traz – um Campeão do Mundo que confirmou o seu talento como piloto de topo no MotoGP – numa altura de grandes mudanças, depois de trazer uma moto completamente renovada para a pista e de nos termos estabelecido de forma consistente na grupo de protagonistas, também estamos perante uma mudança de estatuto de Equipa de Fábrica, para levar a Aprilia ao sucesso.”
“Estamos honrados em poder colocar todas as nossas melhores habilidades à disposição da Viñales junto com nosso entusiasmo e nossa paixão. Estou confiante de que, como Aleix, ele vai abraçar este projeto de alto potencial. A chegada de Maverick em nada afasta Lorenzo Savadori da equipe, pois ele continuará sendo parte integrante da família Aprilia Racing.”
A MotoGP retorna no dia 29 de agosto, com o GP da Grã-Bretanha, no Circuito de Silverstone. No Brasil, a transmissão acontece ao vivo nos canais FoxSports (que agora faz parte do grupo ESPN).
fotos: divulgação