MotoGP | Bagnaia vence o GP da Holanda; Aleix Espargaro faz corrida magistral

Compartilhar

Francesco Bagnaia, piloto da Ducati Lenovo Team na MotoGP, venceu o GP da Holanda, neste domingo, após sair da pole position e liderar toda a corrida. A vitória do italiano foi um pouco ofuscada pela corrida magistral de Aleix Espargaro, que só faltou fazer chover no circuito TT Assen.

A disputa ficou pelas demais posições, sendo que o líder do campeonato Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) caiu quando tentava uma ultrapassagem pela segunda posição.

Na sua queda, ele acabou ‘empurrando’ Aleix Espargaro (Aprilia Racing) para fora da pista. Com isso, o espanhol teve que evitar a queda e acabou voltando apenas na décima quinta posição.

Mas ele fez uma ótima corrida de recuperação, uma das melhores da sua carreia Ele acabou ultrapassando vários pilotos e conseguiu terminar em quarto. A principal delas aconteceu na última curva da última volta, quando colocou por dentro na freada e ultrapassou dois pilotos ao mesmo tempo.

jogada de espargaro em assen motogp

Foi uma jogada que não se via a muito tempo: três pilotos, lado a lado, dividindo a freada da famosa chicane do circuito TT Assen. Ele ficou por dentro, Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) no meio e Jack Miller (Ducati Lenovo Team) por fora. Este último, praticamente ficou sem tomada e acabou sendo ultrapassado pelos outros dois. Jogada magistral do piloto da Aprilia que vai entrar para o livro das melhores.

O companheiro de equipe de Espargaro, Maverick Viñales, também fez uma ótima corrida, saindo da 11 posição. Após várias ultrapassagens e algumas quedas à sua frente, ele conseguiu chegar ao pódio, na terceira posição. Nas voltas finais ele teve que segurar ninguém menos que Jack Miller, que parecia ter mais pneu no fim. O australiano até tentou a ultrapassagem numa freada, mas acabou perdendo o ápice da curva e acabou sendo ultrapassado de volta.

Mais um que realizou sua melhor corrida na MotoGP foi o italiano Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing Team), que terminou na segunda posição, apenas 0.4s atrás de Bagnaia. Foi muita comemoração por parte dele e da equipe, que possui Valentino Rossi como o dono. Ele inclusive comemorou com a bandeira VR46, na volta ao parque fechado.

trio do pódio assen motogp

Binder aproveitou a jogada de Espargaro e conseguiu ultrapassar Miller para terminar na quinta posição. O piloto da Ducati foi o sexto, à frente de Jorge Martin (Prima Pramac Racing).

Joan Mir (Team Suzuki Ecstar), Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing) e Alex Rins (Team Suzuki Ecstar) completaram os dez primeiros.

Enfim, a corrida foi bem tranquila para Bagnaia, que conseguiu largar na frente e liderar para a vitória, colocando os maus resultados das duas últimas corridas para dormir. Quartararo continua líder do campeonato, mas com uma diferença menor para o segundo colocado. Ele tem 172 pontos contra 151 de Aleix Espargaro.

Agora, o circo da MotoGP faz uma pausa de férias de verão, e só retorna em agosto. Próxima parada: GP da Grã-Bretanha.

Veja a classificação do campeonato após a corrida em Assen:

PosiçãoPilotoMotoPontos
1Fabio QuartararoYamaha172
2Aleix EspargaroAprilia151
3Johann ZarcoDucati114
4Francesco BagnaiaDucati106
5Enea BastianiniDucati105
6Brad BinderKTM93
7Jack MillerDucati91
8Joan MirSuzuki77
9Alex RinsSuzuki75
10Miguel OliveiraKTM71
11Jorge MartinDucati70
12Maverick ViñalesAprilia62
13Marc MarquezHonda60
14Marco BezzecchiDucati55
15Luca MariniDucati52

A MotoGP retorna no dia 7 de agosto, com o GP da Grã-Bretanha, no circuito de Silverstone.

No Brasil, a transmissão acontece ao vivo nos canais ESPN e por streaming, através do serviço Star+.

fotos: divulgação

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker