Honda, KTM, Piaggio e Yamaha formam consórcio para criar padrão de baterias substituíveis

Compartilhar

A Honda anunciou hoje que a empresa assinou uma carta de intenções com a KTM AG, Piaggio & C SpA e Yamaha Motor Co., Ltd. para estabelecer um Consórcio de Baterias Substituíveis para Motos e Veículos Elétricos Leves.

No contexto do Acordo Climático de Paris e da transição para a eletromobilidade, os membros fundadores do Consórcio acreditam que a disponibilidade de um sistema padronizado de bateria trocável promoveria o uso generalizado de veículos elétricos leves e contribuiria para uma gestão do ciclo de vida mais sustentável de baterias utilizadas no setor de transportes.

Além disso, ao estender o alcance, encurtar o tempo de carregamento e reduzir os custos de veículos e infraestrutura, os fabricantes tentarão responder às principais preocupações dos clientes em relação ao futuro da eletromobilidade.

O objetivo do Consórcio será, portanto, definir as especificações técnicas padronizadas do sistema de bateria trocável para veículos pertencentes à categoria L; ciclomotores, motocicletas, triciclos e quadriciclos.

Ao trabalhar em estreita colaboração com as partes interessadas e organismos de normalização nacionais, europeus e internacionais, os membros fundadores do Consórcio estarão envolvidos na criação de normas técnicas internacionais.

O Consórcio iniciará suas atividades em maio de 2021. Os quatro membros fundadores incentivam todas as partes interessadas a se unirem à cooperação para enriquecer a experiência do Consórcio.

honda pcx elétrica

Noriaki Abe | Diretor Administrativo, Operações de Motos, Honda Motor Co., Ltd.

“O esforço mundial de eletrificação para reduzir o CO2 em escala global está se acelerando, especialmente na Europa. Para a adoção generalizada de motocicletas elétricas, problemas como distância de viagem e tempos de carregamento precisam ser resolvidos, e baterias substituíveis são uma solução promissora. Considerando a conveniência do cliente, a padronização de baterias substituíveis e a ampla adoção de sistemas de bateria são vitais, razão pela qual os quatro fabricantes membros concordaram em formar o Consórcio.”

“A Honda vê a melhoria do ambiente de uso dos clientes como uma área para explorar a cooperação com outros fabricantes, enquanto traz melhores produtos e serviços aos clientes por meio da competição. A Honda trabalhará duro em ambas as frentes para ser o fabricante ‘escolhido’ para a mobilidade do cliente.”

honda pcx elétrica

fotos: divulgação

fonte

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo made with DesignEvo