CotidianoMotociclismoNotícias

FIM divulga novas regras e limite de idade a partir de 2022 para aumentar a segurança

Compartilhar

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) divulgou novas regras e limite de idade para aumentar a segurança dos pilotos. As medidas entram em vigor já em 2022 e são válidas para todas as categorias sob o guarda-chuva da federação.

A principal medida adotada é o novo limite de idade, principalmente nas categorias de acesso, como Talent Cups, Moto3 Junior, Red Bull MotoGP Rookies Cup, WorldSSP300, etc. Outra medida que também impacta essas categorias é a redução na quantidade de pilotos que disputarão uma corrida.

Além disso, outra importante mudança passa a valer em 2022: para todas as categorias, o uso do airbag nos macacões torna-se compulsório (obrigatório).

Veja abaixo, na íntegra, todas as medidas divulgadas pelo site oficial da MotoGP:

O Gabinete Permanente tem trabalhado em estreita colaboração por muitos anos com todas as partes interessadas das corridas de estrada e de circuito, incluindo IRTA e MSMA, para criar o esporte mais seguro possível. Embora todas as partes e fãs estejam conscientes de que o motociclismo é perigoso, todos os corpos estão comprometidos com a melhoria e evolução contínuas, tornando-o mais seguro a cada dia e garantindo que o esporte continue a crescer em escala global.

Por meio de um processo de constante revisão, este compromisso do Gabinete Permanente e de todos os que atuam no esporte remonta a várias décadas, em estreita colaboração com os próprios pilotos na Comissão de Segurança, e já resultou em melhorias significativas para a segurança no motociclismo. Para dar continuidade a esse progresso, regulamentos e melhorias de segurança adicionais entrarão em vigor em quatro áreas principais, com o objetivo de minimizar ainda mais o risco das corridas de motocicletas, tanto quanto possível. Essas áreas principais são os limites de idade mínima e os tamanhos da lista de entrada para cada série, juntamente com projetos em desenvolvimento relativos a melhorias no equipamento e na comunicação do piloto.

Tamanhos da lista de entrada e limites de idade:

Nas próximas temporadas, o número de competidores em cada série será limitado conforme descrito abaixo. Além disso, novos limites de idade para cada classe, série ou campeonato entrarão em vigor. Esses limites de idade serão introduzidos como parte de uma política a ser implementada em todo o mundo, com a FIM comprometida em garantir que eles também sejam respeitados pelas Federações Nacionais e Uniões Continentais, para fazer uma diferença perceptível para o esporte em todos os níveis.

O aumento da idade mínima para cada categoria do motociclismo é uma decisão tomada a fim de garantir um caminho mais seguro para todos os pilotos que iniciam e seguem suas carreiras.

Além disso, o aumento do limite de idade para certas categorias permitirá uma maior paridade entre diferentes países e continentes, ajudando a aumentar a acessibilidade ao nivelar o campo de jogo e garantindo que cada piloto seja capaz de obter experiência semelhante em diferentes categorias ao redor do mundo.

De 2022:

As Talent Cups, que são organizadas e / ou apoiadas pela Dorna, como as Talent Cups Europeia, Britânica, do Norte e da Ásia, bem como a pré-Moto3™, irão aumentar a idade mínima para 13 anos e serão no máximo 30 competidores em cada grade.

A idade mínima para os competidores da Red Bull MotoGP Rookies Cup será aumentada para 14.

O FIM Moto3™ Junior World Championship na FIM CEV Repsol verá o limite mínimo de idade aumentado de 14 para 15 anos. Um máximo de 32 competidores serão permitidos em cada corrida.

Na classe WorldSSP300 do Campeonato Mundial de Superbike MOTUL FIM, o limite mínimo de idade será aumentado de 15 para 16. Um máximo de 32 pilotos poderão alinhar no grid.

Para a temporada de 2022, haverá uma exceção concedida para os pilotos que já entraram na mesma classe em 2021 para permitir que eles continuem a correr.

Para 2023 e posteriormente, a proposta é aumentar ainda mais os limites de idade da seguinte forma:

A idade mínima de 14 deve ser aplicada a todas as corridas em qualquer circuito do tipo Grande Prêmio, incluindo todos aqueles que têm ou tiveram homologação Grau A, B ou C, que incluirá as Talent Cups da Ásia, Britânica, Europeia e do Norte.

A idade mínima para competidores em qualquer classe no Campeonato do Mundo FIM MotoGP™ será aumentada para 18 anos. Isto inclui para Moto3 e Moto2, para os quais o limite de idade é atualmente de 16 anos.

O vencedor do Campeonato do Mundo FIM Moto3 Junior e / ou da Red Bull MotoGP Rookies Cup poderá ingressar na Moto3 aos 17 anos. Apenas para a temporada de 2023, haverá também uma exceção concedida aos pilotos que já entraram na Moto3 em 2022 para permitir que continuem a correr.

O FIM Moto3 Junior World Championship e o Moto2 European Championship, ambos na FIM CEV Repsol, terão uma idade mínima de 16 anos. A Red Bull MotoGP Rookies Cup também aumentará a idade mínima em mais um ano para 15 anos.

Com a mesma filosofia aplicada em 2022 (para os pilotos que já competiram em 2021), uma exceção será concedida aos pilotos que já participaram das Copas de Talentos em 2022 para permitir que eles continuem a correr na mesma classe em 2023.

A idade mínima para competidores no Campeonato WorldSSP será elevada para 18 anos.

Equipamento do piloto:

A partir de 2022, os airbags serão obrigatórios em todos os campeonatos FIM de Corrida de Circuito Sprint.

Para o Campeonato Mundial FIM Sidecar, testes estão em andamento para determinar se os algoritmos conhecidos são válidos para passageiros. Esses testes permitirão saber se o airbag pode ser usado por todos os participantes a partir de 2022.

O equipamento de segurança do piloto melhorou significativamente ao longo das décadas e continua a melhorar graças a melhorias em toda a indústria, desde couros, luvas, protetores de costas e tórax e botas até capacetes homologados pela FIM e sistemas inovadores de airbag. Nunca foi tão seguro dirigir uma motocicleta em alta velocidade e essas melhorias ajudam a proteger o piloto de lesões, em muitos casos ajudando a salvar vidas sem comprometer a capacidade de manobra, que também é intrínseca à segurança na pista.

Uma primeira reunião ocorreu no GP de Aragão entre todos os parceiros, incluindo fornecedores de couro e capacete, equipe técnica e pessoal médico, na próxima etapa para melhorar o nível de proteção proporcionado pelo equipamento do piloto, com maior foco na proteção dos pilotos contra impactos de outro piloto ou motocicleta, principalmente no peito e no pescoço.

Todas as partes estão comprometidas em fazer melhorias nessas áreas e enfrentar esse desafio da maneira mais segura e rápida possível, garantindo que o alto nível de proteção atual não seja comprometido.

Comunicação do piloto:

A facilidade e a velocidade de comunicação entre os pilotos, o pit wall e a direção de corrida melhoraram significativamente nos últimos anos, com tecnologia de painel, painéis de luz de alta tecnologia nos circuitos e canais instantâneos de comunicação entre os postos de controle e a direção de corrida, todos contribuindo para um ambiente mais seguro para todos os concorrentes.

O próximo passo para aumentar a segurança de todos na pista se concentrará em comunicar a um piloto ou moto que um acidente ocorreu o mais rápido possível.

Já foi realizada uma primeira reunião entre todos os parceiros e fornecedores técnicos para discutir a instalação e implementação da tecnologia necessária nos equipamentos do piloto, nas motocicletas e / ou ao redor de cada circuito, cujo objetivo é a implementação automática, sistemas de alerta quase instantâneo para todos os pilotos / motocicletas que vierem na sequência. Os primeiros testes começarão já no início da temporada de 2022, e o sistema deve e será aplicável a Campeonatos de todos os níveis, incluindo Talent Cups.

razgatlioglu yamaha misano

fotos: divulgação

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker