Cotidiano

BMW dá dicas de pilotagem para viajar com segurança

Compartilhar

A BMW Motorrad preparou, em parceria com o BMW Rider Experience, seu programa oficial de experiências, algumas dicas e orientações presentes nos cursos e atividades para orientar os amantes e entusiastas das duas rodas nas suas viagens.

Os principais cuidados a ser tomados ao encarar as estradas são:

Pilotagem na chuva

As famosas pancadas repentinas de chuva são comuns durante o verão, por isso o motociclista deve estar atento para não ser pego desprevenido. Segundo Bruno Corano, tetracampeão brasileiro de SuperBikes, Presidente da Associação de Pilotos da Motovelocidade e supervisor do BMW Rider Experience, andar na chuva não tem nenhum grande segredo.

“O mais importante é não abusar da inclinação e ser muito suave e progressivo em comandos como acelerador e freios. Além disso, é preciso atenção com sujeiras no piso que podem fazer você perder a aderência, assim como as faixas de trânsito, que sempre oferecem pouca aderência quando molhadas.”

Comportamento nas curvas

De acordo com Bruno Corano, há 18 técnicas distintas para realizar curvas com segurança, as quais são ensinadas no curso de pilotagem Rider Training do BMW Rider Experience.

Algumas delas são: sempre reduzir a velocidade da moto antes de entrar na curva; nunca deite mais do que você tem a certeza de que está seguro; sempre olhe para o lado de dentro da curva (a motocicleta tende a se direcionar para onde olhamos); e, por fim, acelere progressivamente durante a curva.

Calibragem dos pneus

Pneus com pouco ou muito ar oferecem risco ao motociclista. Por isso, sempre calibre os pneus seguindo a sugestão do manual. Exageros para mais ou para menos comprometem o funcionamento dos pneus, reduzem a sua vida útil, aumentam o consumo de combustível da motocicleta e interferem na pilotagem e na segurança.

bmw rider experience 2019

Equipamentos de proteção

Um equipamento de proteção apropriado é essencial para garantir a segurança e tranquilidade do motociclista na viagem. Por isso, a BMW Motorrad oferece em sua rede de concessionárias autorizados no Brasil a linha Rider Equipment, que oferece uma série de peças de vestuário como botas, jaquetas, coletes e capacetes, além de acessórios, produzidos nos mais altos padrões de qualidade da marca premium.

Manutenção preventiva

Realizar as revisões periódicas nas concessionárias autorizadas da BMW Motorrad no Brasil de acordo com o estipulado no manual do proprietário é primordial para evitar transtornos inesperados nas viagens, sobretudo em distâncias longas que exigem mais dos componentes da moto. Dessa forma, bateria, óleo, pneus, freios, corrente, pinhão e combustível, entre outros, devem ser conferidos com antecedência antes de cair na estrada.

Lembrando que a manutenção preventiva é essencial para qualquer moto e marca.

Sobre o programa BMW Rider Experience

Para inscrição e informações detalhadas sobre as atividades, datas, horários e custos, acesse www.bmwriderexperience.com.br

fotos: divulgação

Veja também os Mais Populares:

Compartilhar
Logo created by DesignEvo logo maker