Yamaha registra patente de moto com motor turbo
A Yamaha registrou na Europa uma patente de moto com motor turbo. Aparentemente, a moto utilizada no registro foi a Tracer 9, modelo GT aventureiro lançado recentemente.
Apesar da patente ter sido registrada, isto não significa que o modelo será produzido e comercializado, pelo menos não tão cedo. Geralmente, esses registros são feitos por motivos de segurança da propriedade intelectual.
De acordo com os desenhos, o motor de 3 cilindros e 890 cm³ da Tracer 9, ganhou um turbo para “empurrar” mais ar para dentro do sistema de admissão, o que permite um aumento da potência e torque, numa faixa de rotação menor, reduzindo o consumo de combustível.

Também fica visível o radiador de óleo numa posição bem mais baixa, próximo ao pneu dianteiro, e um novo radiador do turbo, para resfriar o ar que vai para o coletor.
A nova Tracer 9 com motor aspirado possui 119 CV de potência máxima e 9,4 kgfm de torque. Especulações dizem que, com o turbo, a potência pode chegar a até 180 CV e o torque a 17 kgfm.
O turbo, geralmente, é utilizado no chamado ‘downsizing’, ou seja, diminui-se a capacidade cúbica do motor, adiciona o turbo e, com isso, mantém-se a potência e torque, com ganho em baixa e média rotações, além de redução no consumo de combustível e emissão de poluentes.

Claro, se o sistema virar realidade, pode ser utilizado em outros modelos, como a MT-09 e MT-10, entre outros.
Enfim, vamos torcer para que o sistema chegue num futuro próximo, visto que, nos carros, ele já é utilizado a bastante tempo, provando ser muito eficiente sem onerar muito o custo do produto.
Veja também os Mais Populares:
- 13 motos e scooters usadas que você consegue comprar com R$ 5 mil em 2021
- Yamaha do Brasil cria uma réplica da YA-1 Red Dragonfly, sua 1ª moto
- TVS Apache RTR 200 2021: 3 modos de pilotagem e suspensão Showa ajustável
- Yamaha MT-07 amadurece e ganha novo visual para 2021 na Europa
- 9 motos usadas que você pode comprar por R$ 5 mil em 2020