WorldSBK | Toprak Razgatlioglu testa a Yamaha M1 da MotoGP em Aragão

Compartilhar

O piloto da Yamaha no Mundial de Superbike WorldSBK, Toprak Razgatlioglu, testou pela primeira vez a moto Yamaha M1 da MotoGP, no circuito MotorLand Aragão, na Espanha.

O turco conseguiu despertar o interesse da fábrica ao vencer o campeonato no ano passado, e estava cotado para mudar do WorldSBK para a MotoGP mas, após a equipe satélite WithU Yamaha RNF trocar a marca japonesa pela Aprilia, ficou sem um assento na categoria em 2023. A mudança pode ocorrer em 2024, caso seja formada uma nova equipe satélite.

Antes da mudança na WithU RNF, a Yamaha tinha agendado uma data para Toprak testar a moto da MotoGP e ver o que ele sentiria, já que o modelo protótipo é bem diferente da moto de produção que ele pilota no WorldSBK.

Razgatlioglu completou 40 voltas na pista espanhola em um dia que foi interrompido por uma forte chuva enquanto participava do teste privado de MotoGP de um dia. Ele foi acompanhado pelo piloto de testes e Campeão Mundial de SSP de 2009 Cal Crutchlow.

toprak yamaha worldsbk

Comentando sobre seu primeiro teste de MotoGP, Razgatlioglu disse: “Este foi o meu primeiro dia na Yamaha M1 MotoGP e senti-me completamente diferente da minha R1. Mais potência, eletrônica diferente, caixa de câmbio perfeita, tudo isso é completamente novo para mim. A cada volta aprendi mais, porque depois das SBK não é tão fácil adaptar-me à máquina de MotoGP. Felizmente, eu tinha Cal Crutchlow à disposição para dar conselhos e ele foi capaz de me ajudar muito. A moto está boa, especialmente na reta, onde é muito rápida, e foi interessante experimentar os freios de carbono.

“As condições estavam muito quentes hoje, então nos limitamos a fazer cinco ou seis voltas apenas após a corrida inicial de 12 voltas para ter uma primeira sensação da moto. Quando vejo as motos de MotoGP na televisão aqui em Aragão, dá para ver que é um pouco acidentado, e posso senti-lo aqui hoje. Não é tão ruim, você tem que manter o acelerador aberto para passar pelos solavancos, porque se você fechar fica mais instável. No geral, um teste muito positivo, mesmo que tenha sido interrompido pela chuva esta tarde, o que significa que não fiz tantas voltas quanto gostaria. Gostei muito de pilotar a moto de MotoGP, muito obrigado à Yamaha por me permitir esta oportunidade.”

Embora Lin Jarvis, chefe de equipe da Monster Energy Yamaha MotoGP, tenha confirmado que “não há vaga” para Razgatlioglu na MotoGP em 2023, a estrela turca ainda conseguiu colocar as mãos na M1 em Aragão.

O teste ocorreu apenas algumas semanas depois que o atual campeão conquistou sua primeira vitória da temporada de 2022 na Rodada Emilia-Romagna na Superpole Race.

Enfim, o mundial de Superbike WorldSBK, volta de 15 a 17 de julho, com a rodada do Reino Unido. No Brasil, a transmissão ao vivo acontece no canal BandSports.

fotos: divulgação

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo created by DesignEvo logo maker