MotociclismoNotíciasWorldSBK

WorldSBK | Toprak Razgatlioglu deixa a Yamaha no final da temporada 2023 em busca de um novo desafio

Compartilhar

Após quatro temporadas de sucesso, o piloto Toprak Razgatlioglu deixará a Yamaha no final da temporada 2023 do Campeonato Mundial de Superbike WorldSBK. Ainda não foi confirmado qual será o seu próximo destino, mas o turco declarou que irá buscar um novo desafio.

Razgatlioglu conquistou o título mundial em 2021, tornando-se o primeiro campeão mundial da Yamaha nas SBK desde 2009, quando Ben Spies venceu o campeonato.

Até o momento, rumores dizem que pelo menos duas equipes oficiais podem se interessar pelo turco: BMW e Honda. Claro que são apenas rumores e agora, com a confirmação de que não vai ficar com a Yamaha, vão começar as negociações e, quem sabe, até a Ducati e a Kawasaki podem querer este excepcional piloto.

Além disso, o piloto tinha possibilidades de ingressar na MotoGP, mas aparentemente descartou esta aventura, já que ‘não sentiu na moto protótipo, o que sente na moto superbike’ (podem ler a sua declaração abaixo).

toprak

A parceria entre Razgatlioglu e a Yamaha foi marcada por grandes conquistas. Ele chegou à equipe em 2020 e logo mostrou seu talento ao vencer sua primeira corrida na Yamaha, em Phillip Island. Ao longo da temporada, ele acumulou mais duas vitórias, encerrando o ano com chave de ouro. Esses resultados o motivaram a conquistar o título em 2021, com 13 vitórias e 29 pódios em um total de 37 corridas.

Razgatlioglu manteve seu bom desempenho na temporada de 2022, conquistando 14 vitórias, mais do que no ano do seu título. No entanto, ele terminou o campeonato na segunda posição, atrás de Alvaro Bautista.

Agora, com 26 anos, ele busca um novo desafio, deixando a Yamaha no final da temporada de 2023. Embora seu próximo destino ainda não tenha sido confirmado, tanto ele quanto a Yamaha estão determinados a lutar pelo título na temporada atual.

Discutindo o anúncio, Razgatlioglu disse: “Quero agradecer a toda a família Yamaha pelo amor e respeito que me demonstraram. Ganhar o Campeonato do Mundo era o meu sonho quando assinei com a Yamaha e atingimos esse objetivo juntos. Para a próxima temporada sinto que preciso de um novo desafio e, embora tenha havido uma oportunidade na MotoGP™, não senti a mesma ligação que tenho com a superbike. Mas se vou ficar no WorldSBK, preciso de um novo objetivo, uma nova ambição. Lamento sair da Yamaha, tanto da marca quanto das pessoas, pois temos um relacionamento muito bom, mas a mudança faz parte de qualquer esporte e é normal para qualquer profissional. Portanto, um grande obrigado à Yamaha Motor Company, Yamaha Motor Europe, Yamaha Motor Turquia, à equipe Pata Yamaha Prometeon WorldSBK e especialmente à minha equipe, que trabalhou arduamente para mim.”

A Yamaha expressou sua gratidão a Razgatlioglu pela sua contribuição e respeita sua decisão de buscar novos horizontes em 2024. Ambas as partes estão focadas em terminar a temporada de 2023 com sucesso.

Com o seu futuro agora longe da Yamaha, Andrea Dosoli, Road Racing Manager da Yamaha Motor Europe, disse: “Lamentamos ver Toprak deixar a Yamaha no final desta temporada. Queríamos continuar o que tem sido uma parceria incrivelmente bem-sucedida, com o destaque óbvio sendo a tríplice coroa de títulos mundiais de piloto, fabricante e equipe que conquistamos juntos em 2021. Fizemos o que sentimos ser uma oferta que refletia adequadamente o valor da Toprak como um piloto e um embaixador da Yamaha, bem como a competitividade do nosso pacote de corrida e nossa estratégia de corrida dentro da plataforma WorldSBK.

“No entanto, à medida que as negociações avançavam, ficou claro para ambas as partes que Toprak está motivado para abraçar um novo desafio em 2024 e respeitamos sua decisão. Embora os nossos caminhos se divirjam no final do ano, agora estamos totalmente focados na batalha pelo título mundial de SBK de 2023, que recomeça em breve em Misano. Por fim, gostaria de agradecer a Toprak em nome da Yamaha, mas também pessoalmente, pela sua contribuição inestimável para o nosso projeto de SBK. O seu primeiro título de Campeonato do Mundo em 2021 foi uma recompensa justa para ele, mas também para todas as pessoas que, desde que regressamos às SBK em 2016, trabalharam arduamente para tornar este projeto um sucesso. É uma lembrança que todos na Yamaha apreciarão. Desejamos à Toprak todo o sucesso no futuro, mas, por enquanto, temos um trabalho a terminar.”

fotos: divulgação

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker