WorldSBK | Rinaldi vence corrida 2 na Catalunha; Toprak retoma liderança; Rea é 6º
Michael Ruben Rinaldi, piloto da Ducati, venceu a corrida 2 neste domingo na Catalunha, pelo campeonato mundial de superbike WorldSBK, mas viu Toprak Razgatlioglu (Yamaha) cruzar em segundo para retomar a liderança do campeonato, já que o hexacampeão Jonathan Rea (Kawasaki) conseguiu cruzar apenas em sexto.
Na primeira corrida do domingo, a Superpole, Rea conseguiu vencer a disputa marcada por bandeira vermelha. Toprak terminou em segundo e Alvaro Bautista (Team HRC) foi o terceiro, um excelente resultado para a equipe, e seu primeiro pódio em 2021.
Na corrida 2, a principal, também interrompida por causa de grave acidente entre Tom Sykes (BMW) e Lucas Mahias (Kawasaki), Rea não conseguiu acompanhar Rinaldi (que assumiu a liderança) e Toprak.
Após algumas voltas, o turco conseguiu retomar a ponta, mas não durou muito e o italiano voltou a liderar para não perder mais e cruzar em primeiro. Até aí, também tinha uma briga feroz pela quarta posição, entre Bautista e Scott Redding (Ducati). O britânico tentava de tudo, mas não conseguia ultrapassar o espanhol, até que ambos conseguiram chegar no terceiro, Jonathan.
Na metade da corrida, Rea continuava a perder rendimento, e teve que brigar pela terceira posição com Bautista, Andrea Locatelli (Yamaha) e Redding. Em determinado momento, Rea atrapalhou Bautista que perdeu a quarta posição para Locatelli e Redding. Rapidamente, o piloto da Kawasaki foi ultrapassado pelos dois e, mais algumas voltas, também por Bautista.
Nas voltas finais, Redding era um dos que demonstrava ter mais rendimento e conseguiu ultrapassar Locatelli, além de conseguir chegar próximo de Toprak, mas cruzou em terceiro.
Bautista também apresentava bom rendimento nas voltas finais, mas não conseguiu se aproximar o suficiente de Redding para disputar o pódio. Mesmo assim, foi um fim de semana brilhante para a Honda, com um pódio e um quarto lugar.
Portanto, com os resultados deste fim de semana, Toprak reassumiu a liderança do campeonato, com apenas 1 ponto de vantagem para Rea.
A classificação do campeonato ficou da seguinte forma:
- Toprak Razgatlioglu (Yamaha) – 399 pontos
- Jonathan Rea (Kawasaki) – 398 pontos
- Scott Redding (Ducati) – 339 pontos
- Michael Ruben Rinaldi (Ducati) – 218 pontos
- Andrea Locatelli (Yamaha) – 201 pontos
- Alex Lowes (Kawasaki) – 192 pontos
- Michael Van Der Mark (BMW) – 172 pontos
- Tom Sykes (BMW) – 167 pontos
Enfim, o mundial de Superbike WorldSBK, volta de 24 a 26 de setembro, com a rodada da Espanha, no Circuito de Jerez – Angel Nieto. No Brasil, a transmissão ao vivo acontece no sistema de streaming DAZN.
fotos: divulgação