MotociclismoWorldSBK

WorldSBK | Eric Granado supera a chuva em corrida épica no Mundial de Superbike 2023

Compartilhar

Na corrida inaugural do Campeonato Mundial de Superbike 2023 – WorldSBK, ocorrida na madrugada deste sábado (25/2) no circuito de Phillip Island, Austrália, o piloto brasileiro Eric Granado enfrentou muita chuva, mas conseguiu terminar a corrida numa posição melhor que começou.

Pilotando a motocicleta CBR 1000RR-R Fireblade SP da Petronas MIE Racing Honda, uma equipe satélite da marca japonesa na competição, ele garantiu o 16º lugar e irá voltar à pista às 2h deste domingo (26/2), horário de Brasília, para disputar a segunda corrida da etapa australiana.

Quem venceu foi o atual campeão, Alvaro Bautista (Ducati), com mais de 3 segundos para o segundo colocado, Jonathan Rea (Kawasaki). Toprak Razgatlioglu (Yamaha), campeão da temporada 2021, terminou em terceiro.

As primeiras atividades do dia, o treino e a Superpole, foram realizadas em pista seca. “Hoje foi um dia que pude andar nas duas condições, tanto no seco como no molhado. No seco, a gente fez um ótimo trabalho pela manhã na Austrália, consegui evoluir e diminuir bastante a diferença para os primeiros colocados. Virei um tempo mais rápido que ontem, então com relação a isso estou satisfeito. Para o momento que estamos agora, foi um bom passo adiante – claro que ainda falta bastante, mas foi uma boa evolução”, avalia o piloto de 26 anos.

eric granado mundial de superbike 2023 worldsbk

Porém, no momento da corrida, a forte chuva mudou totalmente a configuração da etapa. “Na corrida acabou chovendo, então voltamos à estaca zero, porque nunca andei nessa moto com chuva de verdade. Fiz um teste no ano passado, mas não estava chovendo com tanta intensidade e não foi com essa moto. Com a moto nova, eletrônica nova, chassi e balanço que a gente tem esse ano, foi o meu primeiro contato com a chuva e da equipe também, portanto tivemos que ajustar os mapas e as opções de eletrônica”, continua Granado.

Esta é a primeira temporada que o piloto disputa integralmente o Mundial de Superbike. “Posso dizer que foi uma prova de evolução do início ao fim. Tive um ritmo parecido com o do pelotão do meio da prova, e isso foi positivo. Como ainda não tenho muita experiência com a moto e os pneus, senti dificuldade com a aderência e perdi um pouco de desempenho nas últimas voltas. Especialmente do meio para o final da prova, ficou difícil de enxergar, a bolha da moto ficou bastante embaçada e o visor do capacete também, então fiquei com dificuldade de ver a pista e as placas, saber quantas voltas faltavam, enfim, foi um momento complicado. Vamos trabalhar para ver o que conseguimos melhorar para amanhã, independente da prova ser no seco ou no molhado”, conclui Granado.

Enfim, a corrida 2 acontece na madrugada deste domingo, às 2h da manhã, horário de Brasília. Os brasileiros podem acompanhar, ao vivo, pelo canal BandSports ou assinar o VideoPass do WorldSBK.

Calendário – Campeonato Mundial de Superbike 2023

1ª etapa – Austrália – 24 a 26/2
2ª etapa – Indonésia – 3 a 5/3
3ª etapa – Holanda – 21 a 23/4
4ª etapa – Espanha – 5 a 7/5
5ª etapa – Itália – 2 a 4/6
6ª etapa – Inglaterra – 30/6 a 2/7
7ª etapa – República Tcheca – 28 a 30/7
8ª etapa – França – 8 a 10/9
9ª etapa – Espanha – 22 a 24/9
10ª etapa – Portugal – De 29/9 a 1/10
11ª etapa – Argentina – De 13 a 15/10
12ª etapa – A definir

fotos: Lz Photos/divulgação Honda

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker