WorldSBK | Alvaro Bautista é Campeão do Mundo com a Ducati em temporada magistral
Alvaro Bautista, piloto da Ducati no campeonato mundial de superbike WorldSBK, sagrou-se Campeão do Mundo 2022 neste domingo, ao chegar em segundo na corrida 2 da rodada indonésia.
Além deste segundo lugar, o espanhol chegou em quarto na corrida da Superpole e em segundo na corrida 1, disputada no sábado e, com isso, ficou com uma vantagem que não pode mais ser alcançada, faltando apenas uma rodada para o fim.
Quem venceu as três corridas foi Toprak Razgatlioglu (Yamaha), o único competidor que ainda tinha chances matemáticas de conquistar o título. Apesar de ter feito a sua parte, ele dependia de um mau resultado do espanhol para levar a decisão à Australia.
Mas não deu. Bautista fez uma temporada quase perfeita, dominando boa parte das corridas e sabendo administrar quando a vitória não era possível.
Mas ele não fez tudo sozinho. Ele teve ao seu dispor uma máquina incrível, a Ducati Panigale V4 R, que mostrou neste ano ser superior as rivais, além de uma equipe que sempre entregou um bom trabalho para colocá-lo em condições de lutar pela vitória em cada corrida.
Com isso, o espanhol se tornou o primeiro Campeão do Mundo com uma Ducati desde 2011, quando Carlos Checa foi coroado por uma equipe Ducati independente.
Um pouco sobre Alvaro Bautista
O piloto espanhol Bautista, de Talavera de la Reina, Toledo, Espanha, conquistou o seu primeiro título do WorldSBK a pouco mais de uma semana do seu 38º aniversário, sendo esta a sua segunda coroa do Campeonato do Mundo após o título do Campeonato do Mundo de 125cc em 2006.
Em 2007 ele foi disputar o Campeonato do Mundo de 250cc, onde permaneceu por três temporadas, terminando em quarto, segundo e quarto na classificação, antes de mudar para a MotoGP em 2010.
Ele marcou três pódios e uma pole no seu tempo na MotoGP antes de mudar para o WorldSBK com a Ducati em 2019, onde instantaneamente lutou pelo título.
Foram 11 vitórias consecutivas, num início de temporada de dominação total mas, na segunda parte, começou a enfrentar problemas e muitas quedas, terminando em segundo na luta pelo título.
A mudança para o Team HRC em 2020 e 2021 foi difícil para Bautista, pois conquistou três pódios em dois anos, embora a experiência acumulada nesses dois anos tenha ajudado seu retorno à Ducati, conquistando sua primeira coroa do WorldSBK.
Enfim, o mundial de Superbike WorldSBK, volta de 18 a 20 de novembro, com a última rodada da temporada 2022, em Philip Island, na Austrália. No Brasil, a transmissão ao vivo acontece no canal BandSports.
fotos: divulgação