CotidianoNotícias

Venda de motos novas no Brasil apresenta leve queda em junho de 2022, mas cresce no acumulado

Compartilhar

A venda de motos novas no Brasil registrou uma leve queda em junho de 2022, mas passou de 120 mil unidades emplacadas. Houve uma queda de 9%, comparando com maio, segundo dados de emplacamentos da Fenabrave. Apesar disso, contra o mesmo período do ano passado, o resultado é positivo, com crescimento de 13%.

Em junho de 2022, foram emplacadas 120.869 unidades, contra 133.372 em maio, uma queda de 9,4%. Contra o mesmo mês do ano passado, houve uma alta de 13,3% e no acumulado (janeiro-junho) contra o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 23%.

De acordo com a Fenabrave, o segmento continua aquecido em função do aumento do serviço de entregas (delivery), do desejo das pessoas pelo transporte individual e, em muitos casos, pela troca do automóvel pela motocicleta, em função dos custos dos combustíveis.

“Mesmo com a dificuldade de crédito que o segmento ainda enfrenta, é, de longe, o que registra o melhor resultado nos emplacamentos em 2022, até o momento. O efeito de substituição, do carro pela moto, em função dos preços dos combustíveis, da queda na renda pela inflação, e a priorização do transporte individual, além do aumento dos serviços de entrega, são alguns dos fatores que tem alavancado o segmento”, afirma José Maurício Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.

As principais marcas que apresentaram as maiores quedas em junho foram: Voltz (-51%), Royal Enfield (-28%), Dafra (-26%), Kawasaki (-17%), Harley-Davidson (-13%), Suzuki (-12%) e Shineray (-11%).

Apesar da queda, algumas marcas venderam mais em junho: Bull (+80%), Ducati (+31%), e Triumph (+11%).

Enfim, a Honda continua na liderança folgada com 76,4% de participação de mercado no acumulado, mas em junho, a marca japonesa ampliou ainda mais sua participação, para 78,12%.

yamaha nmax 160 abs 2022

fonte: Fenabrave

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker