Cotidiano

Venda de motos no Brasil recupera pouco em maio de 2020; queda é grande no acumulado

Compartilhar

A venda de motos no Brasil em maio de 2020, teve uma leve recuperação comparando com o mês anterior, segundo dados de emplacamentos da Fenabrave. No acumulado, a queda ainda é grande, impactada pela pandemia do novo coronavírus.

A pandemia do novo coronavírus obrigou o fechamento dos comércios e serviços não essenciais. Com isso, as concessionárias foram fechadas e obrigadas a tentar novas formas de venda, através da internet e até por redes sociais.

Em maio, foram emplacadas 29.220 unidades, contra 28.255 no mês anterior, uma leve alta de 3,42%. Contra o mesmo mês do ano passado, a queda foi de 70,19% e no acumulado (janeiro-maio) contra o mesmo período do ano passado, a queda foi de 32,37%.

Em termos percentuais, a marca que mais conseguiu recuperar as vendas, comparando com um mês não impactado pela pandemia (janeiro, por exemplo), foi a Triumph, que vendeu 65,98% do que vendeu em janeiro (207 unidades em maio contra 314 em janeiro). Ela foi seguida pela Kawasaki, com 62,65% e pela BMW, com 51,38%.

Na outra ponta, a marca que menos vendeu em comparação com suas vendas “normais” (janeiro), foi a Kymco com apenas 13,89%, seguida da Dafra com 15,08% e da Haojue com 22,36%.

A Honda, a marca que mais vende moto no Brasil, vendeu em maio apenas 31,12% do que vendeu em janeiro. Veja abaixo uma tabela com o mês a mês das principais marcas:

Considerando tudo isso, teremos uma retração nas vendas em 2020, mas números e estimativas oficiais ainda não foram divulgadas.

Enfim, a Honda continua na liderança folgada, com 78,69% de participação de mercado no acumulado, e sua moto mais vendida continua sendo a CG 160, que possui 18,76% de todas as motos vendidas.

fonte: Fenabrave

venda de motos

Veja também os Mais Populares:

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker