Suzuki GSX-S1000GT 2022 é lançada: desempenho de ‘naked’ em pacote ‘Sports Tourer’
A Suzuki lançou a nova GSX-S1000GT 2022, sua moto ‘Sports Tourer’ de 1000 cc, baseada na ‘naked’ GSX-S1000, que chega com novo design agressivo – que será base para outras futuras motos da marca – e novas tecnologias.
A principal característica da Suzuki GSX-S1000GT é sua capacidade de proporcionar conforto com muito desempenho, sendo uma ótima opção para viagens. As esportivas de turismo (Sports Tourer) possuem essa característica, conseguido através de carenagens, para-brisa e posição de pilotagem mais ereta.
O destaque da GSX-S1000GT 2022 é seu novo design que, de acordo com a empresa, será a base para futuras motos da marca. Ele está com linhas mais retas e ângulos mais definidos por toda a extensão da moto. A nova carenagem frontal, bem agressiva, conta com faróis de LED dispostos horizontalmente, novo design de espelho e piscas montados nas laterais.
Esta nova frente possui uma certa semelhança com a Yamaha Tracer 7 GT e com a superesportiva Yamaha R1, com dois canhões de LED nas extremidades laterais inferiores, com duas linhas de LED logo acima, para a luz de rodagem diurna (DRL).
Pequenos recortes nas extremidades laterais funcionam com “asas” aerodinâmicas, derivadas da moto utilizada na MotoGP, e que é tendência no mundo das motos esportivas.
Por fim, a GSX-S1000GT chega em três cores: Metallic Triton Blue, que representa a identidade da marca Suzuki, como usado nas máquinas da empresa na MotoGP, Metallic Reflective Blue, um azul escuro com um acabamento brilhante, e Glass Sparkle Black, uma combinação de preto brilhante e liso.
Tecnologia
A nova Suzuki GSX-S1000GT 2022 chega recheada de tecnologia, ficando totalmente atualizada e pronta para encarar a concorrência, diga-se, Kawasaki Ninja 1000SX.
Ela conta com o Suzuki Intelligent Ride System (S.I.R.S.), que é o sistema de modos de pilotagem. São três opções disponíveis: Ativo (que libera a potência e torque de forma mais agressiva), o Básico (que dá uma amaciada nessa entrega), e Conforto (como o nome diz, oferece o maior nível de conforto, com resposta do acelerador e entrega de potência e torque mais ‘dócil’).
Outro item de segurança é o Controle de Tração Suzuki Traction Control System (STCS), com cinco níveis de ajuste, que está programado para monitorar continuamente a velocidade das rodas dianteiras e traseiras, RPM do motor, posição do acelerador e posição da marcha.
A GSX-S1000GT conta com a troca rápidas de marcha bidirecional (Bi-directional Quick Shift System), que permite a troca, quase instantânea, para cima e para baixo, sem a necessidade de acionar a embreagem.
Outro novo item no modelo é o Acelerador Eletrônico de 32-bit (Ride-by-wire Electronic Throttle System), que está mais preciso.
Por fim, a iluminação é Full-LED, ou seja, faróis, lanternas e piscas contam com essa tecnologia. Completando o ‘pacote’, o painel de instrumentos também é novo, 100% digital em TFT colorido de 6.5″, com informações completas e conexão com Smartphone para chamadas, músicas e navegação GPS, entre outros.
Motor
A Suzuki GSX-S1000GT 2022 conta com o mesmo motor da ‘naked’ GSX-S1000, ou seja, é um quatro cilindros em linha e 999 cm³ com refrigeração líquida, capaz de gerar até 152 CV (112 kW) de potência máxima a 11.000 rpm, e 10,8 kgfm (106 Nm) de torque a 9.250 rpm. Além disso, ela ganhou um novo sistema de exaustão e embreagem assistida e deslizante Suzuki Clutch Assist System (SCAS), no seu câmbio de 6 velocidades.
Por fim, o novo modelo possui um tanque de combustível com 19 litros de capacidade, suspensão dianteira invertida KYB de 43 mm, pinças de 4 pistões Brembo monobloco de montagem radial, discos de freio de 310 mm, e pneus Dunlop SPORTMAX Roadsport2.
A nova Suzuki GSX-S1000GT 2022 estará nas lojas da Europa em novembro de 2021, por £11.599 no Reino Unido (aproximadamente R$ 83 mil). Não há previsão para o Brasil.
Enfim, para mais informações, acesse https://bikes.suzuki.co.uk/bikes/sport/gsx-s1000gt/.
fotos: divulgação