Suzuki confirma novas GSX-S1000 e Hayabusa para o Brasil

Compartilhar

A Suzuki confirmou que a nova GSX-S1000 e a terceira geração da Hayabusa, chegam ao Brasil ‘em breve’. Os modelos foram completamente atualizados e ganharam mais tecnologia.

A nova GSX-S1000 2022, é sua moto ‘naked’ de 1000 cc, que chega com novo design mais agressivo, com linhas mais retas e ângulos mais definidos. Outra novidade é a adoção de um novo conjunto ótico frontal, com canhões de LED dispostos na vertical, um visual de verdadeira ‘street fighter’.

Já a nova GSX 1300 RR Hayabusa 2022 chega com novo design, com novas carenagens e novo conjunto ótico frontal, que ficou vertical, com canhão de LED na parte inferior. As carenagens laterais são novas, com saída de ar redesenhada e aplicação de friso cromado nas bordas.

A nova Hayabusa já ganhou até uma página no site oficial da Suzuki Motos do Brasil. A GSX-S1000 ainda não ganhou uma nova página, mas informação já consta na página inicial da Suzuki.

suzuki gsx-s1000 2022 azul

Apesar da confirmação, não foi informado quando os modelos chegarão ao nosso país, nem o preço de lançamento.

O modelo 2020 da naked GSX-S1000A é vendido no Brasil por a partir de R$ 62.839,00 à vista. Já a segunda geração da Hayabusa sai por a partir de R$ 79.645,00 à vista.

Mais detalhes da nova GSX-S1000

A nova Suzuki GSX-S1000 2022 chega recheada de tecnologia, ficando totalmente atualizada e pronta para encarar a concorrência.

Ela conta com o Suzuki Intelligent Ride System (S.I.R.S.), que é o sistema de modos de pilotagem. São três opções disponíveis: Ativo (que libera a potência e torque de forma mais agressiva), o Básico (que dá uma amaciada nessa entrega), e Conforto (como o nome diz, oferece o maior nível de conforto, com resposta do acelerador e entrega de potência e torque mais ‘dócil’).

suzuki gsx-s1000 2022

Outro item de segurança é o Controle de Tração Suzuki Traction Control System (STCS), com cinco níveis de ajuste, que está programado para monitorar continuamente a velocidade das rodas dianteiras e traseiras, RPM do motor, posição do acelerador e posição da marcha.

A GSX-S1000 2022 agora conta com a troca rápidas de marcha bidirecional (Bi-directional Quick Shift System), que permite a troca, quase instantânea, para cima e para baixo, sem a necessidade de acionar a embreagem.

Outro novo item no modelo é o Acelerador Eletrônico de 32-bit (Ride-by-wire Electronic Throttle System), que está mais preciso.

A Suzuki GSX-S1000 2022 teve seu motor atualizado, principalmente para se adequar à nova norma antipoluição Euro5 mas, mesmo assim, ficou um pouco mais potente.

O motor de quatro cilindros em linha e 999 cm³ com refrigeração líquida, derivado da superesportiva GSX-R1000, agora é capaz de gerar até 152 CV de potência máxima a 11.000 rpm, ou seja, 2 CV a mais que o modelo anterior. A entrega da potência e torque ficou mais linear, principalmente em baixas e médias rotações.

suzuki gsx-s1000 2022

Além disso, ela ganhou um novo sistema de exaustão e embreagem assistida e deslizante Suzuki Clutch Assist System (SCAS), no seu câmbio de 6 velocidades.

Por fim, o novo modelo possui um tanque de combustível com maior capacidade (19 litros).

Mais detalhes da nova Hayabusa

A nova Suzuki Hayabusa 2022 manteve o mesmo motor de 4 cilindros em linha e 1.340 cm³ com refrigeração líquida, mas recebeu melhorias, principalmente para se adequar as novas normas antipoluição Euro 5. A potência reduziu um pouco, de 197 CV para 190 CV, e o torque é de 15,3 kgfm a 7000 rpm (200 rpm a menos).

nova suzuki hayabusa 2021

Apesar dos números “tímidos”, a curva de potência e torque melhorou, com baixas e médias rotações entregando mais. Com isso, a nova Hayabusa consegue ser um pouco mais rápida de 0 a 200 metros que o modelo anterior, e atinge o mesmo top speed (299 km/h), além de estar mais econômica.

Isso só foi possível com modificações em 550 de 1000 peças, entre elas o virabrequim, pistões, bielas, cilindros, eixo do comando de válvulas, sistema de admissão e até a caixa de ar.

A nova Hayabusa também ganhou novas tecnologias, entre elas 3 modos de pilotagem, controle de tração ajustável de 10 vias, controle de empinada, controle de freio motor, sistema de trocas rápidas de marchas (Quick Shift System), controle de largada, controle de partida em ladeiras e controle de velocidade de cruzeiro.

O painel de instrumentos é novo, com quatro relógios analógicos e uma nova tela LCD TFT colorida no centro, que apresenta informações em tempo real como, inclinação da moto, pressão dos freios dianteiro e traseiro, taxa de aceleração e posição do acelerador.

nova suzuki hayabusa 2021

Além disso, ela ganhou uma nova balança traseira e novas pinças de freio dianteiro (Brembo Stylema).

Enfim, a nova Hayabusa chega em três novas cores: Preta com detalhes dourados, Prata-metálico com detalhes vermelhos e Branco-perolizado com detalhes azuis.

fotos: divulgação

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo made with DesignEvo