Cotidiano

Os 3 principais problemas que podem prejudicar as correntes das motos

Compartilhar

Quem possui uma motocicleta já ouviu o termo ‘relação’, que refere-se ao sistema composto pelo pinhão, corrente e coroa, peças importantes do sistema de transmissão final das motos.

Cuidar desse sistema é necessário para manter o bom funcionamento e durabilidade das peças. Pensando nisso, a Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, listou os 3 principais problemas que podem prejudicar as correntes das motos.

  1. Acúmulo de sujeira: partículas de asfalto, terra, areia, depósitos de pastilha de freio e resquícios de lubrificante antigo que não são removidos acabam se acumulando, agindo como elementos abrasivos no sistema e acelerando significativamente o desgaste das peças. Mesmo em pequenas quantidades, essas partículas acumuladas na corrente atuam como grãos abrasivos durante o uso, afetando drasticamente a durabilidade e eficiência do conjunto.
  2. Falta de lubrificação: a ausência de lubrificação acelera o desgaste das peças, pois os rolos da corrente entram em contato direto com os dentes do pinhão e da coroa. Isso também aumenta a probabilidade de oxidação das partes, especialmente em condições de alta contaminação e chuvas intensas.
  3. Folga da corrente: a tensão inadequada da corrente é outro fator que contribui para o desgaste acelerado do conjunto de transmissão final. Quando a corrente não está devidamente ajustada, o desgaste das peças aumenta, comprometendo o sincronismo do sistema.
motul

Dicas de limpeza e lubrificação

Além desses cuidados, Caio Freitas, engenheiro de aplicações da Motul, destaca outras precauções essenciais para garantir o bom funcionamento das motocicletas:

“Para manter sua moto adequadamente, evite o uso de solventes genéricos na limpeza e certifique-se da qualidade dos produtos utilizados. Durante o processo de limpeza, utilize pano ou escova com cerdas de plástico para remover sujeiras mais pesadas. Após a limpeza, aguarde até que a corrente esteja seca antes de aplicar o lubrificante para cobrir completamente todos os elos da corrente. Gire a roda manualmente em baixa velocidade para garantir uma aplicação uniforme e espere até que o lubrificante seque completamente antes de utilizar a moto novamente.”

A Motul oferece uma ampla gama de produtos específicos para diversas aplicações em motocicletas, cada um exigindo cuidados específicos. A linha MC CARE inclui produtos desenvolvidos para o sistema de transmissão final, adaptados a uma variedade de condições:

C1 CHAIN CLEAN: recomendado para limpeza de todos os tipos de corrente antes da aplicação do lubrificante adequado para cada tipo de uso, dissolvendo sujeiras sem agredir a corrente.

C2 CHAIN LUBE ROAD: ideal para motos urbanas, equilibrando durabilidade e resistência à sujeira na transmissão. Recomendado exclusivamente para uso em estradas pavimentadas.

C2 PLUS CHAIN LUBE ROAD: desenvolvido para motos de baixa cilindrada em uso intenso urbano, oferecendo performance específica adequada para longas jornadas em condições de tráfego intenso.

C3 CHAIN LUBE OFF ROAD: formulado para aplicações off-road, repelindo areia e terra para evitar acúmulo abrasivo na relação, também adequado para viagens mistas em asfalto e terra.

C4 CHAIN LUBE FACTORY LINE: para altas velocidades, como em autódromos ou rodovias, este lubrificante foi desenvolvido para resistir à alta temperatura e à força centrífuga da corrente em operação rápida.

Mercado Livre 

Sabia que agora a Motul está presente também no Mercado Livre? Você pode adquirir diversos produtos do portfólio da marca por meio da sua loja oficial no Mercado Livre. Basta acessar o link oficial e conferir tudo para seu veículo: https://loja.mercadolivre.com.br/motul.

fotos: divulgação/Motul

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker