MotoGP | Quartararo vence o GP da Holanda e amplia vantagem; Viñales é 2°
Fabio Quartararo, piloto da Monster Energy Yamaha na MotoGP, venceu o GP da Holanda, neste domingo, e ampliou sua vantagem no campeonato. Foi dobradinha da Yamaha oficial pois Maverick Viñales, o pole position, chegou em segundo.
Quartararo largou muito bem da segunda posição e, já na primeira curva, assumiu a ponta. Mas não demorou muito e Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), algumas curvas depois, tomou a liderança.
O francês teve que lutar muito, por várias voltas, até conseguir ultrapassar de volta o italiano. Quando enfim conseguiu, começou a abrir uma vantagem confortável, que fez chegar ao final em ótimas condições, para a vitória.
Outro que teve que lutar muito foi Maverick Viñales que, após uma largada ruim, ficou a maior parte da corrida atrás de Quartararo, Bagnaia e Takaaki Nakagami (LCR Honda Idemitsu).
Na volta 14, Viñales enfim conseguiu ultrapassar o japonês e, após uma penalidade de volta longa para Bagnaia, assumiu a segunda colocação. Ele tentou se aproximar do seu companheiro, mas era tarde demais para tentar a vitória.
Na volta 15, Nakagami perdeu sua posição para Joan Mir (Team Suzuki Ecstar) – este conseguiu terminar em 3° – e após mais algumas voltas e alguns erros, perdeu mais posições e terminou em 9°.
Johann Zarco (Pramac Racing Ducati) foi o quarto, Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing) o quinto e Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) o sexto.
Boa disputa também aconteceu nas outras posições. Marc Marquez (Repsol Honda Team), que fez uma excelente largada saindo de 20° para a 10ª posição após algumas curvas, brigou muito com Bagnaia e Aleix Espargaro (Aprilia Racing Team Gresini), e conseguiu terminar em 7°.
O piloto da Aprilia terminou em 8°, com Nakagami em 9° e Pol Espargaro (Repsol Honda Team), em décimo.
Alguns pilotos com nome de peso caíram e abandonaram, entre eles Valentino Rossi (Petronas Yamaha SRT), Jack Miller (Ducati Lenovo Team) e Jorge Martin (Pramac Racing Ducati).
Enfim, Quartararo sai da Holanda na liderança do campeonato, com 156 pontos, 34 pontos a mais que o segundo colocado, Johann Zarco, que possui 122 pontos.
Veja o resultado da corrida na Holanda:
Veja a classificação do campeonato:
A MotoGP entra de ‘férias’, e só volta no dia 08 de agosto, com o GP da Estíria, no Circuito Red Bull Ring, em Spielberg. No Brasil, a transmissão acontece ao vivo nos canais FoxSports (que agora faz parte do grupo ESPN).
fotos: divulgação