MotoGP | Quartararo vence o GP da Catalunha; Espargaro comemora antes da hora e perde o pódio

Compartilhar

Fabio Quartararo, piloto da Monster Energy Yamaha na MotoGP, venceu o GP da Catalunha, neste domingo, com extrema facilidade, e cruzou a linha de chegada com mais de 6 segundos de vantagem.

Mas o ponto mais falado (e triste!) da corrida foi a comemoração antes da hora de Aleix Espargaro (Aprilia Racing), que o fez perder o pódio. Ele ocupava a segunda colocação quando, abrindo a última volta, se confundiu e começou a comemorar, reduzindo a velocidade e acenando para a torcida.

Após um breve momento, ele percebeu que os outros pilotos continuavam correndo e, quando decidiu retornar à pista, já era tarde. Ele acabou retornando imediatamente atrás de Luca Marini (Mooney VR46 Racing Team), na sexta colocação, teve que arriscar tudo para terminar em quinto.

Quando enfim cruzou a linha de chegada, ele desabou, começou a chorar copiosamente, não acreditando no que tinha acontecido. Na volta aos boxes, foi recebido com aplausos, mas de novo o choro forte retornou, demonstrando que ele estava totalmente devastado.

Foi muito triste esse desfecho, já que ele estava correndo em casa, contava com o segundo lugar na corrida, somava ótimos 20 pontos na classificação e estava com a confiança lá em cima. Além disso, corria com um capacete customizado, em homenagem aos médicos que ajudaram a salvar a vida de sua filha há quatro anos.

Foi de partir o coração, não teve como não se emocionar e solidarizar com o espanhol que está lutando pelo título na categoria.

aleix espargaro catalunha

Com isso, Quartararo abriu boa vantagem no campeonato. Ele largou da terceira posição mas já na curva 1, assumiu a ponta e pilotou com tranquilidade, abrindo vantagem volta após volta. Ninguém conseguia chegar perto, então a vitória foi bem fácil para o francês que começa a olhar para o segundo título.

A corrida foi bem monótona mas, no início, houve um acidente muito grave que tirou da corrida Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), Alex Rins (Team Suzuki Ecstar) e Takaaki Nakagami (LCR Honda Idemitsu). O japonês errou a freada na primeira curva e acertou o pneu traseiro do italiano com a cabeça e, como consequência, acertou também a moto do espanhol. Foi um acidente muito feio, já que o choque foi bem violento, com a viseira do capacete voando longe. Apesar da gravidade vista nas imagens, aparentemente os pilotos estão bem já que não teve bandeira vermelha e, até o fechamento desta edição, não havia informação a respeito da saúde dos pilotos.

Enfim, a corrida saiu exatamente como Quartararo queria, conseguiu assumir a ponta na primeira curva e não teve dificuldades para vencer. Quartararo continua líder do campeonato, com 147 pontos, e Aleix Espargaro é o segundo, com 125 pontos. Próxima parada: GP da Alemanha.

Veja a classificação do campeonato após a corrida em Barcelona:

PosiçãoPilotoMotoPontos
1Fabio QuartararoYamaha147
2Aleix EspargaroAprilia125
3Enea BastianiniDucati94
4Johann ZarcoDucati91
5Francesco BagnaiaDucati81
6Brad BinderKTM73
7Alex RinsSuzuki69
8Joan MirSuzuki69
9Jack MillerDucati65
10Marc MarquezSuzuki60
11Miguel OliveiraKTM57
12Jorge MartinDucati51
13Maverick ViñalesAprilia46
14Luca MariniDucati41
15Pol EspargaroHonda40

A MotoGP retorna no dia 19 de junho, com o GP da Alemanha, no circuito de Sachsenring. No Brasil, a transmissão acontece ao vivo nos canais ESPN e por streaming, através do serviço Star+.

fotos: divulgação

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker