MotociclismoMotoGP

MotoGP | Jack Miller vence o GP da França; Eric Granado, brasileiro, vence na MotoE

Compartilhar

Jack Miller, piloto da Lenovo Ducati Team na MotoGP, fez uma corrida sensacional neste domingo e venceu o GP da França, em Le Mans. Foi sua segunda vitória consecutiva na categoria, que o coloca na briga pelo campeonato.

Pela MotoE, o piloto brasileiro Eric Granado fez uma corrida inesquecível, com direito a ultrapassagem na última curva, e venceu em Le Mans, sua primeira e merecida vitória na temporada 2021.

Voltando à categoria principal, Miller conseguiu superar dificuldades na pista e acabou no lugar mais alto do pódio. Primeiro, ele foi parar na brita quando começou a chover e, portanto, perdeu posições. Ao entrar nos boxes para trocar de moto e sair com pneu de chuva, ultrapassou o limite de velocidade e teve que pagar duas voltas longas de penalidade. Mesmo com tudo isso, o australiano pilotou com maestria, foi para cima de Fábio Quartararo (Monster Energy Yamaha) que, após a chuva ter passado, não conseguiu ter um bom rendimento para brigar pela vitória.

A corrida na França teve de tudo. Quando começou a chover, quem assumiu a liderança foi ninguém menos que Marc Marquez (Repsol Honda Team). Após trocar de moto, o piloto da Honda estava pilotando demais, abrindo ainda mais vantagem para os outros pilotos. Mas, por forçar demais, acabou caindo na entrada para a reta principal. A chance de vitória tinha sido desperdiçada. Mesmo assim, o espanhol montou novamente na moto, foi para o fim do grid, começou a andar mais rápido que os outros, e ultrapassou vários pilotos. Mas, quando já estava em décimo, novamente forçando demais, saiu de frente e caiu, abandonando a corrida.

miller ducati motogp

Miller sai da França fortalecido e com a confiança muito alta. A próxima corrida é na ‘casa’ da Ducati, em Mugello na Itália e, com isso, o australiano pode (claro, a depender de resultados), assumir a ponta do campeonato.

Apesar da esplêndida vitória de Miller, quem comemorou muito com se fosse uma vitória foi o francês Fábio Quartararo (Monster Energy Yamaha), que chegou em terceiro mas reassumiu a liderança do campeonato (por apenas 1 ponto).

Ele, que largou na pole position, começou bem com pista seca, mas após a chuva, não teve ritmo para a vitória. Perdeu, inclusive, a segunda posição para Johann Zarco (Pramac Racing Ducati), outro que fez uma corrida espetacular.

Quem está atrás de Quartararo na classificação é Francesco Bagnaia (Lenovo Ducati Team), a apenas 1 ponto do francês. Bagnaia também fez uma corrida sensacional, pois saiu da 16ª posição, e terminou em quarto (também recebeu duas voltas longas como punição por excesso de velocidade no pitlane).

Danilo Petrucci (Tech 3 KTM Factory Racing) fez sua melhor corrida na temporada e terminou em quinto, Alex Marquez (LCR Honda CASTROL) foi o sexto e Takaaki Nakagami (LCR Honda IDEMITSU) o sétimo.

Pol Espargaro (Repsol Honda Team) terminou em oitavo, Iker Lecuona (Tech 3 KTM Factory Racing) o nono, e maverick Viñales (Monster Energy Yamaha MotoGP) o décimo (largou em segundo, mas com a pista molhada, não teve um bom rendimento).

Veja o resultado da corrida na França:

Veja a classificação do campeonato:

MotoE

Saindo da pole position na categoria de motos elétricas, MotoE, o brasileiro Eric Granado (One Energy Racing) “fez chover” em Le Mans, e venceu com autoridade uma das melhores corridas de todos os tempos da MotoE.

Granado perdeu várias posições na primeira volta, mas com seu talento e determinação, foi recuperando uma a uma, até que na última curva da última volta, ultrapassou Alessandro Zaccone e cruzou a linha em primeiro, colocando a bandeira do Brasil no lugar mais alto do pódio, com direito ao hino brasileiro.

Com isso, o brasileiro conseguiu sua primeira vitória na temporada e sai da França em quarto lugar no campeonato, com 28 pontos, apenas 13 pontos atrás do líder, Alessandro Zaccone (Octo Pramac MotoE).

Granado vem demonstrando um ritmo melhor que os adversários na categoria, mas não estava conseguindo converter a superioridade em vitórias. Na corrida, anterior, por exemplo, caiu e terminou em 13°.

eric granado motoe motogp frança

Agora com a vitória, nosso piloto pode, enfim, tirar esse peso das costas. Para as próximas corridas, com certeza ele será o favorito novamente e, esperamos, que mais vitórias sejam alcançadas.

A MotoGP volta no dia 30 de maio, com o GP da Itália, em Mugello. No Brasil, a transmissão acontece ao vivo nos canais FoxSports (que agora faz parte do grupo ESPN).

fotos: divulgação

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker