MotoGP | Bagnaia vence o GP da Grã-Bretanha e ainda sonha com o título

Compartilhar

Francesco Bagnaia, piloto da Ducati Lenovo Team na MotoGP, venceu o GP da Grã-Bretanha, neste domingo, após resistir à pressão de Maverick Viñales (Aprilia Racing) nas voltas finais.

Com isso, e com o resultado dos outros pilotos que estão na briga pelo campeonato, o italiano ainda sonha com o título, pois ocupa a terceira posição e possui uma desvantagem de apenas 49 pontos para o líder.

Bagnaia não estava confiante para o fim de semana, mas conseguiu o ‘grip’ que queria momentos antes da corrida. Ele largou da quinta posição mas na primeira curva já era o terceiro, atrás apenas de Johann Zarco (Pramac Racing) e seu companheiro, Jack Miller.

Os dois estavam muito próximos do francês e colocando pressão até que, o piloto da Pramac, acabou deslizando com a roda dianteira e indo ao chão, dando a liderança da prova a Miller.

Não demorou muito e Bagnaia assumiu, mas logo depois, foi ultrapassado por Alex Rins (Suzuki Ecstar Team), que parecia ter mais ritmo. O piloto da Suzuki liderou algumas voltas, mas começou a perder rendimento. Com isso, o italiano realizou a ultrapassagem e liderou o restante da prova.

Foi somente nas voltas finais que Bagnaia sofreu pressão de Viñales, que chegou a ultrapassá-lo na penúltima volta, mas rapidamente tomou a posição de volta.

viñales aprilia motogp

O piloto da Aprilia foi um dos que fizeram uma corrida de recuperação, pois largou da segunda posição, chegou a cair para sexto, mas conseguiu realizar várias ultrapassagens e terminou em segundo. Ele chegou a flertar com a vitória, com a breve ultrapassagem sobre Bagnaia, mas cometeu pequenos erros que decidiram a favor do italiano.

Miller conseguiu terminar em terceiro, com Enea Bastianini (Gresini Racing) em quarto, após realizar uma ótima corrida e ultrapassar Jorge Martin (Pramac Racing), que terminou em quinto.

Miguel Oliveria (Red Bull KTM Factory Racing) foi o sexto e Alex Rins o sétimo. O atual campeão, Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP), terminou apenas na oitava posição, após ter que cumprir uma penalização de volta longa (aplicado na corrida anterior), e por ter escolhido o pneu errado, já que optou pelo médio na traseira e a maioria utilizou o duro.

Por fim, Aleix Espargaro (Aprilia Racing), que é o outro aspirante ao título e que o ocupa a vice-liderança, terminou a corrida em nono, mesmo sofrendo com algumas dores, resultado de uma queda feia que teve no treino livre 4, no sábado. Ele, que saiu mancando e foi levado ao centro médico, conseguiu a liberação do médico para participar do fim de semana, já que não ficou constatado nenhuma fratura ou concussão. No treino classificatório, ele conseguiu subir na moto e marcou o sexto melhor tempo. Já na corrida, não teve o rendimento que queria, e teve que se contentar com 7 pontos.

Enfim, a corrida foi bem agitada, com praticamente todos os pilotos disputando posições do início ao fim. Bagnaia saiu vitorioso e ainda respira no campeonato, mas tanto Quartararo quanto Espargaro saíram no zero a zero, ou seja, praticamente não ganharam vantagem nem perderam, em relação um ao outro.

Agora, o circo da MotoGP fica uma semana de folga e retorna no final de agosto. Próxima parada: GP da Áustria.

Veja a classificação do campeonato após a corrida em Silverstone:

PosiçãoPilotoMotoPontos
1Fabio QuartararoYamaha180
2Aleix EspargaroAprilia158
3Francesco BagnaiaDucati131
4Enea BastianiniDucati118
5Johann ZarcoDucati114
6Jack MillerDucati107
7Brad BinderKTM98
8Alex RinsSuzuki84
9Maverick ViñalesAprilia82
10Miguel OliveiraKTM81
11Jorge MartinDucati81
12Joan MirSuzuki77
13Marco BezzecchiDucati61
14Marc MarquezHonda60
15Luca MariniDucati56

A MotoGP retorna no dia 21 de agosto, com o GP da Áustria, no circuito de Spielberg.

No Brasil, a transmissão acontece ao vivo nos canais ESPN e por streaming, através do serviço Star+.

fotos: divulgação

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker