CotidianoHondaNotícias

Honda Biz atinge o marco de 4 milhões de unidades produzidas

Compartilhar

A Honda Biz (que hoje possui versões de 110cc e 125cc), atingiu o marco de 4 milhões de unidades produzidas na planta industrial da empresa em Manaus (AM).

O modelo, que integra a linha de produtos da Honda há mais de 20 anos, tem inspiração na Super Cub, modelo lançado em 1958, no Japão, que inaugurou a categoria CUB (Category Upper Basic – em português, categoria básica superior).

De acordo com a marca, as motonetas CUB chegaram ao Brasil por volta de 1992, com a C-100 Dream, inicialmente importada.

Porém, o modelo recém-chegado em solo nacional, que já estava no mercado internacional desde o final dos anos 50, demandava algumas adaptações às necessidades, expectativas e características de uso dos brasileiros.

honda c 100 dream 1992
Honda C 100 Dream 1992

Então, a Honda decidiu desenvolver um modelo inovador e para isso, contou com um time local que convenceu a matriz e estabeleceu as diretrizes e conceitos do que viria a ser a representante nacional do segmento CUB, a Honda Biz.

Lançada em 1998, com o nome C-100 Biz, o modelo caracterizava-se pela posição de pilotagem, em que o condutor permanecia sentado, proporcionando agradável sensação de comodidade.

Além disso, foi a primeira CUB do mundo a oferecer espaço sob o assento para acomodar o capacete e pequenos objetos, sem perder a agilidade e o baixo consumo de combustível.

honda c 100 biz 1998
Honda C 100 Biz 1998

“Desde o lançamento, notamos que a Biz era um modelo que chegava para ficar, pois ela revolucionou o mercado e praticamente criou um novo segmento. Hoje, no Brasil, muitas pessoas não identificam o que é uma CUB. Elas conhecem a Biz, um modelo que virou sinônimo da categoria e se notabilizou por um conjunto de atributos como design sempre moderno, versatilidade, facilidade de pilotagem e economia”, comenta Alexandre Cury, Diretor Comercial da Honda Motos.

Como é a Honda Biz 125

A Biz 125 2021 possui freio dianteiro à disco com o sistema CBS, painel 100% digital, tomada 12V, câmbio semiautomático de 4 marchas, porta-objetos embaixo do banco com bom espaço e tecnologia FlexOne no motor para usar etanol ou gasolina.

O motor monocilíndrico de 124,9 cm³ com refrigeração a ar, é capaz de gerar até 9,2 CV de potência máxima e 1,04 kgfm de torque. O tanque de combustível possui capacidade para 5,1 litros.

Além disso, ela possui rodas com 10 raios, que lembram as rodas da linha CG. São de liga leve de 17″ na dianteira e 14″ na traseira.

Ela sai nas cores Branco Perolizado, Vermelho Perolizado, Marrom Perolizado e Prata Metálico.

Enfim, a Honda Biz 125 2021 sai por a partir de R$ 10.800 sem frete (preço público sugerido).

fotos: divulgação

honda biz 100 2013
Honda Biz 100 2013
Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker