Ducati lança nova Diavel V4 com 168 CV: 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos
A Ducati lançou a nova Diavel V4 2023, sua icônica motocicleta ‘muscle cruiser’, que chega com o potente e compacto motor V4 Granturismo de 168 CV (que também equipa a Multistrada V4), para acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos.
Com design característico da linha, ou seja, muscular, esportivo e exagerado, a Diavel V4 chega para atender os anseios de diferentes motociclistas, desde entusiastas de motos esportivas, mas que procuram conforto e elegância, até os amantes da performance e corridas de arrancada.
Para isso, o modelo conta com o motor V4 Granturismo de 1.158 cm³ que é capaz de gerar até 168 CV de potência máxima a 10.750 rpm, e ‘monstruosos’ 12,8 kgfm de torque a 7.500 rpm. Ele é derivado do Desmosedici Stradale que equipa a Panigale V4 e a Streetfighter V4, e conta com a tecnologia que desliga 2 cilindros para economizar combustível, não apenas quando o veículo está parado, mas também durante a condução em baixas rotações sob carga reduzida do motor.
Além disso, com o novo motor, foi necessário um novo sistema de escapamento dedicado com 4 ponteiras estilosas posicionadas na lateral direita. Este sistema produz um som grave quando apenas 2 cilindros estão em funcionamento, e um som mais agudo quando os 4 cilindros entram em operação.
Mais leve, rápida e equipada
A nova Ducati Diavel V4 está mais leve e veloz que a Diavel 1260 S. De acordo com a empresa, são 13 kg mais leve (5 kg no motor e 8 kg no veículo) que, junto com o motor mais potente e o enorme pneu traseiro (240/45), permitem o modelo acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos.
Acelerar rápido é muito bom, mas frear bem é necessário. Por isso, a Diavel V4 conta com duplo disco de freio na dianteira com 330 mm de diâmetro, e pinças Brembo Stylema, que garantem um desempenho recorde, com valores de desaceleração de até 11,5 m/s², ou seja, um valor que geralmente caracteriza motos de corrida.
Além disso, o piloto pode contar com um pacote de equipamentos eletrônicos de primeira linha, que inclui 3 Modos de Potência, 4 Modos de Pilotagem (Sport, Touring, Urban e Wet), Controle de Tração de curvas (DTC), ABS de curva, Controle de Empinada (Ducati Wheelie Control), Controle de Velocidade de Cruzeiro, Controle de Largada e Sistema de Trocas Rápidas de Marchas (Ducati Quick Shift up/down), entre outros.
No quesito design, a Diavel V4 ganhou uma assinatura própria, com enormes entradas de ar nas laterais do tanque de combustível, DRL frontal que muda de forma, com perfil duplo C, e conjunto de luz traseira com vários pontos de LEDs posicionados sob a cauda. A propósito, a iluminação é Full-LED.
Por fim, o modelo conta com um novo painel TFT colorido de 5 polegadas, que também oferece conectividade Bluetooth para emparelhar o smartphone e usá-lo para chamadas, mensagens de texto e música, ou usar o sistema de navegação GPS curva a curva (disponível como acessório) através do aplicativo Ducati Link.
Enfim, a nova Ducati Diavel V4 2023 chega às lojas da Europa a partir de janeiro de 2023 (fevereiro nos EUA) nas cores Ducati Red (Vermelho) e Thrilling Black (Preto). Ainda não há previsão para o Brasil.
Para mais informações, acesse https://www.ducati.com/br/pt/.
fotos: divulgação