Com gasolina a R$ 7, veja 5 dicas de como economizar na moto

Compartilhar

O Brasil vive atualmente uma escalada de preço dos combustíveis e, em algumas cidades, o preço da gasolina já passa de R$ 7 o litro, de acordo com o G1. Se você é motoboy, entregador por aplicativo ou motociclista que utiliza a moto para ir e voltar do trabalho, já deve ter sentido no bolso essa alta.

Então, para te ajudar, vamos dar 5 dicas de como você pode economizar combustível na sua moto.

Dica 1 – Acelere menos

Isso mesmo galera, não ‘torça o cabo’. Este hábito está diretamente ligado a um maior consumo de combustível. Use aproximadamente 40 a 50% do acelerador, que permite a passagem de combustível suficiente para gerar a potência e torque necessários para se movimentar.

Quanto menos acelerador você utilizar, maior a possibilidade de você economizar, claro, trabalhando em conjunto com as marchas. Por exemplo, se você conseguir usar o acelerador a 30% com uma quarta ou quinta marcha, fantástico. Você vai sentir o alívio no bolso.

Dica 2 – Suba as marchas

Outro hábito que alguns motociclistas tem é, geralmente, subir só até a terceira marcha. Use as marchas com inteligência e, sempre que possível, utilize marchas mais altas como a quinta e a sexta (presente em algumas motos), mesmo dentro da cidade.

Quanto mais alta a marcha, mais você reduz a rotação por minuto (RPM) e consequentemente, menos combustível será consumido. Claro, use em conjunto com o acelerador, ou seja, 50% de acelerador e a marcha mais alta disponível. Não vai adiantar muito se você andar em quinta com o cabo todo enrolado (acelerador a 100%).

Dica 3 – Não estique as marchas

Esta dica também está relacionada com a dica 1, para acelerar menos. Procure trocar de marchas o mais rápido possível. Engate a primeira apenas para te colocar em movimento, em seguida já suba para a segunda; atingiu 3.000 rpm já chama a terceira e assim por diante.

Com isso, você está otimizando e utilizando uma boa faixa de torque (em torno de 80%) presente na maior parte das motos, que geralmente vai de 3.000 a 4.000 rpm.

abastecendo a moto gasolina

Dica 4 – Mantenha a moto regulada

Outro ponto importante para garantir uma economia de combustível é manter a moto regulada, seja ela carburada ou injetada. Faça uma limpeza regular e mantenha tudo em ordem.

Dica 5 – Gasolina de qualidade

Outro fator importante na economia (ou no consumo elevado) é a qualidade do combustível que você coloca na sua moto. Prefira postos confiáveis e com preço razoável. Nem sempre o mais barato é a melhor opção, assim também como o mais caro nem sempre é o melhor.

Uma gasolina muito barata ou de um posto não confiável pode estar ‘batizada’ ou com uma quantidade maior de Etanol. Consequentemente, irá consumir mais, além de poder estragar seu motor.

Então é isso galera, seguindo essas dicas, você estará economizando por cada km rodado e seu bolso agradecerá.

Gosto de dizer que é melhor ir devagar e chegar ao destino em segurança e com algum troco no bolso do que ir rápido e correr o risco de se acidentar e ficar com o bolso cada vez mais vazio.

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo created by DesignEvo logo maker