BMWCotidianoMarcasNotícias

BMW pode equipar seus modelos monocilíndricos com tecnologia ShiftCam de ponta

Compartilhar

A BMW está considerando uma atualização tecnológica para seus modelos monocilíndricos! Há rumores de que as populares G 310 R e G 310 GS possam ser aprimoradas com a inovadora tecnologia ShiftCam, que oferece variação dos tempos e do curso das válvulas.

Esse rumor foi confirmado por um registro de patente recente, deixando os fãs da marca animados com a possibilidade de verem esses modelos de moto ainda mais avançados.

Com esse avanço tecnológico de ponta, a BMW promete uma experiência de pilotagem ainda mais emocionante. Essa tecnologia já é utilizada em modelos de topo, como a R 1250 GS e a S 1000 RR, e agora pode estar disponível em outras motocicletas da marca, trazendo uma experiência ainda mais incrível para os amantes de motos BMW.

O ShiftCam é uma tecnologia que muda a abertura das válvulas e o tempo em que elas ficam abertas, movendo o eixo de comando de admissão. Isso significa que em baixas rotações, o perfil do came é mais suave, gerando mais torque. Além disso, ajuda a diminuir as emissões e melhora a eficiência da moto.

bmw monocilíndricos shiftcam

Nas RPMs altas, o perfil de came suave não dá conta do recado. Então, o ShiftCam entra em ação com um perfil de came mais agressivo, que traz mais ar e combustível para o motor, proporcionando mais potência e torque. Além disso, a sincronização avançada das válvulas aumenta a sobreposição sem comprometer a eficiência ou as emissões.

A nova patente apresenta uma versão compacta do sistema ShiftCam encontrado nos motores R 1250 e S 1000 da BMW. Para o modelo monocilíndrico, o atuador solenoide fica entre as válvulas de admissão, permitindo um eixo de comando padrão.

Além disso, a vela de ignição é montada em ângulo e uma engrenagem intermediária adicional conecta os cames de admissão e escape. A árvore de cames desliza, em vez de depender de uma corrente direta do virabrequim.

Enfim, ainda não há confirmação de que a tecnologia ShiftCam será implementada na G 310 R e na G 310 GS, mas é uma possibilidade real, uma vez que esses modelos são os únicos monocilíndricos produzidos pela BMW atualmente, juntamente com a scooter C 400.

fonte via

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker