BMW lança sua scooter elétrica, a CE 04: design futurista e motor elétrico com refrigeração líquida

Compartilhar

A BMW lançou na Europa, sua primeira scooter elétrica, a CE 04, que chega com design futurista e inovador motor elétrico com refrigeração líquida.

O modelo é baseado no conceito BMW Motorrad Concept Link, revelado em 2017, e é focado em mobilidade urbana, fundindo as funções de transporte e comunicação.

“A BMW CE 04 é a nossa nova estrela elétrica para a cidade. Ela combina um ‘e-drive’ com emoção e diversão de motociclismo. A tecnologia mais recente e as melhores células de bateria, que também fornecem energia ao BMW iX. Assim como a CE 04, todos os futuros novos modelos da BMW Motorrad para mobilidade urbana serão totalmente elétricos”, disse Oliver Zipse, CEO da BMW AG.

Portanto, com a nova CE 04, a BMW abre um novo capítulo na mobilidade urbana em duas rodas movida a eletricidade.

bmw ce 04 scooter elétrica

Design

A BMW CE 04 possui um design futurista, com linhas retas e ângulos definidos, cheio de recortes. É ousado, com parte central e traseira formada praticamente por uma peça plana.

O assento, descrito como “flutuante”, é totalmente plano, fugindo da tendência de dois níveis, e que pode deixar o garupa com a visão bloqueada. Não foi informado se haverá um assento em dois níveis oferecido como opcional.

O moderno acabamento da superfície é em um Branco Claro, complementado por seções em preto fosco nas áreas frontal e lateral, bem como o assento “flutuante”.

Além disso, existem rodas que definem tendências (rodas sólidas) com um aspecto de roda de disco e um descanso lateral que é integrado ao estilo do design.

Há também, como opcional, o estilo ‘Avantgarde Style’, com cor ‘Magellan Grey metallic’ (Cinza Metálico), complementada com um assento preto / laranja, um para-brisa também laranja e vários gráficos.

bmw ce 04 branca laranja

Motor e bateria

A BMW CE 04 possui um motor elétrico capaz de gerar até 31 kW (42 CV) de potência máxima. Haverá uma versão com potência reduzida (categoria L3e-A1 na Europa), com até 23 kW (31 CV).

De acordo com a empresa, a aceleração de 0 a 50 km/h é feita em apenas 2.6 segundos e a velocidade máxima para as duas versões é de 120 km/h.

Além disso, a capacidade da célula da bateria é de 60,6 Ah (8,9 kWh), proporcionando um alcance de cerca de 130 quilômetros (versão de potência reduzida: 100 km).

A nova BMW CE 04 tem um inovador motor elétrico de ímã permanente com refrigeração líquida, montado no quadro entre a bateria e a roda traseira, usado de forma semelhante em carros BMW, como o 225xe Active Tourer.

A BMW Motorrad realizou extensos testes de pilotagem para desenvolver um tipo específico de recuperação de energia para cada modo de pilotagem, dando ao piloto uma conveniência de alto nível. Isso significa que o desempenho ideal e as características de condução estão disponíveis em todas as situações na estrada.

A bateria de íons de lítio é carregada usando o dispositivo de carregamento integrado em uma tomada doméstica normal, uma caixa de parede ou uma estação de carregamento pública.

Quando a bateria está completamente descarregada, o tempo de carregamento ideal é de 4 horas e 20 minutos. Com o carregador rápido disponível como um extra opcional com uma potência de até 6,9 kW (2,3 kW é o nível padrão), o tempo de carregamento é reduzido para apenas 1 hora e 40 minutos quando a bateria está completamente descarregada.

bmw ce 04 cinza lateral direita

Chassi

A BMW CE 04 conta com um quadro principal de aço tubular de uma peça, para um manuseio suave e um alto nível de conforto de condução.

A suspensão dianteira é a tradicional telescópica com tubos de 35 mm. Já a traseira conta com braço oscilante unilateral e amortecedor único.

Além disso, as rodas são de 15 polegadas, com pneus de medidas 120/70-15 na dianteira e 160/60-15 na traseira. No quesito frenagem, há duplo disco de freio na dianteira e único na traseira, equipados com ABS (é oferecido, como opcional, o sistema ABS Pro).

Tecnologia

A BMW CE 04 chega com três modos de pilotagem: “ECO”, “Rain” e “Road” (Econômico, Chuva e Estrada, respectivamente). Há, como opcional, o modo “Dynamic” (Dinâmico), permitindo que a scooter acelere em um ritmo ainda mais rápido.

No quesito segurança, além do mencionado ABS, o modelo conta com Controle de Estabilidade Automático (ASC), que limita o torque do motor em relação à patinagem da roda traseira. Além disso, é oferecido, como opcional, o Controle de Tração Dinâmico – ‘Dynamic Traction Control (DTC)’, que oferece ainda mais segurança na condução.

O painel de instrumentos é totalmente digital em TFT colorido de 10.25 polegadas, com navegação de mapa integrada e conectividade com Smartphone.

Por fim, ela conta com iluminação Full-LED, ou seja, faróis, lanternas e piscas contam com essa tecnologia. Além disso, é oferecido, como opcional, os faróis de curva ‘Headlights Pro’, que melhora ainda mais a iluminação da estrada ao fazer curvas para uma condução ainda mais segura à noite.

Conclusão

Enfim, a BMW CE 04 é oferecida na Alemanha, por a partir de € 11.990 (aproximadamente R$ 73 mil). Não há previsão para o Brasil.

Para mais informações, visite o site da BMW Motorrad UK (em Inglês).

fotos: divulgação

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo created by DesignEvo logo maker