BajajCotidianoMarcasNotícias

Bajaj lança primeira moto do mundo movida a gás natural e gasolina

Compartilhar

A Bajaj, gigante indiana no setor de motocicletas e triciclos, acaba de lançar a primeira moto do mundo movida a gás natural (GNV) e gasolina.

Chamada de Freedom NG04, ela chega para mudar a categoria de baixa cilindrada, com tecnologias dignas de motos maiores e mais caras.

O destaque do modelo, claro, é seu motor de 125cc desenvolvido e otimizado para rodar com gás natural veicular (GNV), além de também rodar com gasolina. No gás, o modelo atinge 90,5 km/h de top speed. Já na gasolina, consegue alcançar 93,4 km/h.

Foi instalado um cilindro de GNV sob o assento e no espaço onde geralmente fica o tanque de gasolina. Ele tem capacidade de 12,5 litros de gás ou 2 kg, e permite um autonomia de 200 km.

bajaj freedom ng04

Além disso, há um pequeno tanque para a gasolina, com 2 litros de capacidade, que permite rodar mais 130 km, mas que deve ser usado como reserva, ou seja, acabou o gás, muda para a gasolina até achar um posto de GNV.

Para permitir a instalação do cilindro e deixar o modelo mais seguro, foi desenvolvido um quadro (chassi) de treliça de aço, totalmente exposto. Na verdade, a moto conta com pouquíssima carenagem, deixando quase tudo exposto. Além disso, a suspensão traseira é do tipo monolink, um diferencial na sua categoria.

Outros destaques do modelo: roda traseira de 16″ com pneu 120/70, freio a disco na dianteira, guidão largo, painel totalmente digital com conexão Bluetooth, e farol de LED.

bajaj freedom ng04

Há uma versão de entrada mais simples, com freio a tambor nas duas rodas, e painel parcialmente digital, sem conexão Bluetooth.

Enfim, a Bajaj Freedom NG04 é vendida na Índia com preços partindo de INR 110.000 (aproximadamente US $ 1.317 ou R$ 7.209). Não há previsão de venda em outros países.

fotos: divulgação/Bajaj

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo created by DesignEvo logo maker