Yamaha XSR900 2022 é lançada na Europa mais potente e com design ainda mais retrô
A Yamaha lançou na Europa a nova XSR900 2022, sua moto topo da linha XSR Sport Heritage, que chega totalmente atualizada, com motor maior e mais potente, novo quadro Deltabox em alumínio, além de design atualizado ainda mais retrô.
A Yamaha XSR900 2022 ganhou um motor maior, para se adequar ao novo padrão de emissões de poluentes Euro5. Agora, ele passa de 847 cm³ para 889 cm³, permitindo reduzir as emissões e, de quebra, ganhar alguns cavalos a mais, pulando de 115 para 119 CV de potência máxima.
Mais significante, o torque aumenta para 93,0 Nm (9,5 kgf-m). Isso representa um aumento de 6%, e é alcançado a apenas 7.000 rpm, ou seja, 1.500 rpm inferior ao do modelo anterior.
A nova XSR900 chega com um design atualizado, ainda mais retrô, com elementos café racer, e inspirado nas motos dos anos 80. O assento café racer dá mais personalidade à moto, e o novo tanque foi inspirado nas motos de corrida. Com isso, a Yamaha diz que o piloto fica posicionado praticamente acima do eixo traseiro, criando uma ergonomia de ‘baixo estresse’.
Além disso, ela ganhou iluminação Full-LED e painel totalmente digital em TFT colorido de 3,5 polegadas (o mesmo da ‘naked’ MT-09). Ele é retangular, ao contrário do modelo anterior que era redondo.
Melhorias mecânicas e tecnológicas
Novo quadro em alumínio fundido
O quadro é totalmente novo em alumínio fundido, uma versão moderna do layout Deltabox. Nível mais alto de rigidez do chassi para melhor feedback do piloto, estabilidade e pilotagem dinâmica aumentada.
IMU de 6 eixos mais ajudas sensíveis ao condutor
Desenvolvido a partir da superesportiva YZF-R1, o novo IMU compacto de 6 eixos governa os auxiliares de alta tecnologia da XSR900, incluindo um Sistema de Controle de Tração de 3 modos (TCS) sensível à inclinação, Sistema de Controle de Deslizamento (SCS), Sistema de Controle LIFt da roda dianteira (LIF – controle de empinada) e Sistema de Controle de Freio (BC).
Novo Quick Shift System (sistema de trocas rápidas de marcha)
O novo Quick Shifter System para cima e para baixo aprimora a experiência de condução esportiva, permitindo ‘upshifts’ super-rápidos para uma aceleração notável do motor CP3 de 889 cc mais potente.
Rodas de alumínio de 10 raios Spin Forged: as mais leves de todos os tempos da Yamaha
Pesando 700g a menos que o modelo anterior, as novas rodas Spin Forged conferem uma agilidade de chassi excepcional ao diminuir o momento de inércia na traseira em 11%.
Este peso não suspenso reduzido também melhora o desempenho da suspensão e contribui para uma melhoria impressionante de 9% na eficiência de combustível.
Suspensão ajustável
Garfos dianteiros de 41 mm totalmente ajustáveis funcionam com configurações otimizadas que combinam com o caráter do novo quadro compacto de alta rigidez e reduzem a tendência de inclinação, proporcionando uma condução mais suave e controlada.
Cilindro mestre do freio dianteiro radial
O sistema de frenagem de última geração da nova XSR900 é equipado com um cilindro mestre dianteiro radial Brembo que produz um suprimento linear de pressão hidráulica para as pinças de 4 pistões montadas nos discos dianteiros duplos de 298 mm, proporcionando excelente desempenho de frenagem com controle na ponta dos dedos.
Novo painel digital em TFT colorido
O display TFT colorido de 3,5 polegadas possui um tacômetro do tipo barra que muda de cor conforme a rotação sobe ou desce, bem como um relógio e marcador de combustível, quilometragem média, temperatura da água, temperatura do ar e um indicador de mudança de marcha.
Enfim, para mais informações, acesse o site da Yamaha Motor Europe em https://www.yamaha-motor.eu/gb/en/.
fotos: divulgação