Honda CBF190X Fighthawk: uma moto ‘crossover’ moderna e prática
A Honda possui na China uma moto bem interessante, moderna e prática, a CBF190X Fighthawk, uma ‘crossover’ de 190cc baseada no modelo ‘naked’ CBF190R.
O modelo CBF190X Fighthawk conta com suspensão mais elevada, assento confortável, para-brisa grande e pneus de uso misto. É a escolha ideal para uso na cidade e pequenas viagens no fim de semana.
A suspensão, como mencionada, é mais elevada, sendo monoshock na traseira e garfo invertido na dianteira. O conjunto é capaz de absorver boa parte dos impactos, permitindo uma pilotagem mais segura e prazerosa.
Por ser baseada na ‘naked’ CBF190R, ela conta com design atual e agressivo, com carenagem e para-brisa suficientes para gerar uma boa proteção contra a chuva e o vento.
Moderna, a CB190X Fighthawk conta com iluminação Full-LED, painel totalmente digital em LCD, disco de freios em ambos os eixos, opção de sistema ABS e pneu traseiro largo, com 140 mm de largura.
O motor é um monocilíndrico de 184,4 cm³ refrigerado a ar e injeção eletrônica de combustível, com potência máxima de 16,6 CV (12.4 kW) e 1,64 kgfm (16.3 Nm) de torque.
Por fim, ela conta com bom espaço livre do solo (150 mm), tanque de combustível com 12 litros de capacidade, entre-eixos de 1356 mm e peso em ordem de marcha de 149 kg.
Conclusão
O segmento crossover de baixa cilindrada parece seguir aquecido. Recentemente a Yamaha lançou na Índia a FZ-X, uma moto crossover e design neo-retro de 150cc.
Já faz um tempo que modelos premium com essas características são comercializados, como a Kawasaki Versys X-300 e a BMW G 310 GS, somente para citar alguns.
Enfim, a Honda CBF190X Fighthawk deveria sair da China e vir ao ocidente, pois tem tudo o que um motociclista urbano moderno precisa: praticidade. No Brasil, a marca vende modelos crossovers somente acima de 500cc, como a CB500X, por exemplo.
fotos: divulgação