BMW bate recorde de emplacamento de veículos eletrificados e motos em 2020 no Brasil
No ano em que completou 25 anos de presença oficial no Brasil, o BMW Group manteve a dianteira nas vendas de automóveis e motocicletas premium.
Os emplacamentos de automóveis eletrificados BMW, BMWi e MINI, com propulsão híbrida ou elétrica, cresceu acima de 300% em 2020 quando comparada com o ano anterior.
A liderança no segmento premium foi igual em motocicletas, com recorde histórico em vendas no país. A empresa consolidou sua terceira posição na participação de mercado, no acumulado, mostrando que o mercado de motos de luxo segue aquecido, apesar da pandemia.
“Em um ano desafiador como 2020, continuamos líderes no mercado premium de automóveis e motocicletas por nosso protagonismo digital, por lançarmos e desenvolvermos novas tecnologias e pelo empenho de nossa equipe, rede de concessionários e confiança dos clientes”, destaca Aksel Krieger, CEO e Presidente do BMW Group Brasil. “Fechamos 2020 com um em cada três automóveis premium vendidos no Brasil sendo BMW e registramos recordes históricos na venda de modelos eletrificados e também na BMW Motorrad”, reforça o executivo.
Em 2020, a marca BMW licenciou 12.437 automóveis, de acordo com a Anfavea (Associação Nacional do Fabricantes de Veículos Automotores). A marca Bávara, líder do mercado premium nacional, teve como destaque os modelos Série 3 e X1, estes responsáveis por aproximadamente 70% das vendas no país.
A MINI registrou 1.275 emplacamentos. O BMW Group Brasil finalizou o ano de 2020 com 13.712 unidades emplacadas nacionalmente e foi o principal Grupo premium do mercado automotivo nacional.
A venda de modelos elétricos e híbridos BMW, MINI e BMWi totalizou 1.132 unidades, um crescimento acima de 300% em relação ao ano anterior. O número de pontos públicos de recarga próprios atingiu a marca de 250 unidades em todo o território nacional.
Mercado de motocicletas premium
A BMW Motorrad registrou seu maior volume de vendas no Brasil em 2020, com as 10.425 unidades vendidas representando um crescimento de 3% frente a 2019, quando 10.114 motocicletas foram emplacadas.
Na mesma base de comparação, o mercado total de motocicletas registrou queda de 15% nas vendas, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Destaque para o segmento acima de 500cc, no qual a BMW Motorrad teve liderança absoluta com 7.693 motocicletas emplacadas no ano passado, um crescimento de 8% com relação a 2019. O Brasil foi líder mundial em emplacamentos de BMW G 310 GS e F 850 GS.
25 anos no Brasil
Para celebrar os 25 anos de sua presença oficial no Brasil, o BMW Group realizou durante 2020 o lançamento de mais de 25 novos produtos no país, entre modelos inéditos, séries especiais e versões eletrificadas e híbridas, entre eles, a versão BMW X1 M Sport 25 anos – edição limitada, com apenas 72 unidades fabricadas em Araquari para celebrar o aniversário – e os novos BMW Série 2 Gran Coupé e BMW M135i, o MINI John Cooper Works GP e a BMW Motorrad S 1000 RR.
Acelerando seu processo de transformação digital, o BMW Group também abriu novas frentes de relacionamento com seus clientes em 2020. Uma delas foi a primeira loja oficial de veículos no Mercado Livre.
O grupo também ampliou a oferta de veículos em canais de vendas do Instagram e Facebook, além de lançar um showroom virtual, antecipando-se às novas tendências em experiência de compra dos clientes.
O grupo também equipou seus veículos com novas tecnologias. A BMW foi a primeira a oferecer no mercado brasileiro veículos que podem ser abertos com o celular ou smartwatch por meio do BMW Digital Key para iPhone.
Também em 2020, o BMW Group chegou a 50 mil veículos conectados no Brasil, com 100% dos modelos fabricados pela marca desde dezembro de 2016 oferecendo acesso à internet por meio de SIM card.
A BMW foi ainda a primeira fabricante a liberar atualização remota de software para a gama de veículos no Brasil.
Já as marcas BMWi e MINI foram as pioneiras no mercado nacional em lançar a compatibilidade de um veículo com Amazon Alexa.
Por fim, a empresa continuou ampliando a oferta de veículos híbridos plug-in — que são um dos focos do BMW Group a longo prazo – no mercado nacional com a chegada de modelos como o BMW X3 e a versão do 330e M Sport.
Perspectivas para 2021
Para este ano, as projeções da Anfavea são de crescimento de 15% no mercado total de automóveis.
“Esperamos continuar tendo sucesso no país e crescer em linha com as previsões da indústria. Para isso, vamos seguir investindo em novos produtos, no desenvolvimento tecnológico e na eficiência de nossa produção”, afirma Krieger.
“Temos a mais moderna e atualizada gama de modelos no segmento premium e aumentaremos nossa ofensiva no Brasil com mais de 20 novos lançamentos BMW, MINI e BMW Motorrad”.
Entre os lançamentos, já estão confirmadas as novas versões do BMW M3 e a chegada do inédito MINI elétrico ao país.
fotos: divulgação