Honda registra patente de asas móveis para a CBR 1000RR Fireblade 2020

Compartilhar

A Honda registrou uma patente de uma nova superesportiva (possivelmente a CBR 1000RR Fireblade 2020), em que é possível ver a introdução de asas móveis na carenagem.

O sistema será acionado por cabos de aço e mostra que a pequena asa, ficará exposta ou totalmente retraída, dentro da carenagem. O design é bem parecido com as “asas” da moto Honda no MotoGP, ou seja, as “asas” propriamente ditas ficam protegidas por uma extensão da carenagem.

No desenho da patente, fica claro como será usada a nova tecnologia. Com as asas retraídas, permite-se uma passagem livre do ar, diminuindo o “downforce” (pressão aerodinâmica). Isto é desejado quando se quer mais velocidade, principalmente nas retas.

asas móveis honda patente

Já com as asas expostas, o ar passa por elas, criando uma pressão aerodinâmica (“downforce”), e, consequentemente, aumentando a aderência na pista, mas diminuindo a velocidade final. Isto é desejado principalmente nas curvas, nas mudanças de direção e nas frenagens fortes.

Espera-se também que esse novo sistema seja usada na moto da marca no campeonato mundial de superbike WorldSBK. Nos últimos anos, a Honda CBR 1000RR Fireblade não tem tido bons resultados nesse campeonato, que está sendo dominado por Kawasaki (com a ZX-10RR) e Ducati (com a Panigale V4 R).

Enfim, seja como for, novidades nas motos de rua são sempre bem-vindas.

fonte

Veja também os Mais Populares:

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo made with DesignEvo