BMW cria corrente com diamante: não precisa ser lubrificada nem tensionada

Compartilhar

A BMW criou uma corrente para moto, chamada de ‘M Endurance’, e diz que ela não precisa ser lubrificada nem tensionada, ou seja, totalmente livre de manutenção.

De acordo com a marca, a corrente ‘M Endurance’ tem um enchimento de lubrificante permanente residente entre os roletes e os pinos, cercado por anéis em ‘X’ (X-rings).

O que é completamente novo, no entanto, é que a adição de lubrificante adicional anteriormente necessária para os roletes e, portanto, a familiar “lubrificação da corrente” não é mais necessária, nem é necessário qualquer tensionamento de vez em quando devido ao desgaste normal.

Esse enorme ganho de conforto foi possível com a utilização de um novo material de revestimento para os roletes: carbono tetraedricamente amorfo (ta-C), também conhecido como diamante industrial.

Este revestimento é caracterizado por extrema dureza e resistência e neste aspecto é colocado entre o conhecido revestimento DLC (Diamond Like Carbon) e o diamante puro.

Em contraste com as superfícies de metal usadas até agora, o revestimento com o diamante industrial ta-C não se desgasta. Ao mesmo tempo, este tipo de revestimento também oferece um coeficiente de atrito drasticamente reduzido.

Graças às excelentes propriedades de lubrificação a seco e à eliminação do desgaste, os rolos tetraédricos com revestimento de carbono amorfo da corrente ‘M Endurance’, oferecem conforto de manutenção equivalente ao de uma motocicleta com transmissão do eixo.

corrente bmw m endurance

Isso inclui todo o trabalho de limpeza que é inevitável com uma corrente convencional devido a respingos de lubrificante. Consequentemente, a ‘M Endurance’ também oferece o máximo em compatibilidade ambiental.

A corrente ‘M Endurance’ com passo 525 está agora disponível inicialmente para os dois modelos de 4 cilindros: BMW S 1000 RR e S 1000 XR.

Ela está disponível como acessório ou diretamente da fábrica como opcional. Outros modelos da BMW Motorrad estão sendo preparados para esse recurso.

fotos: divulgação

fonte

Veja também os Mais Populares:

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Um comentário em “BMW cria corrente com diamante: não precisa ser lubrificada nem tensionada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo made with DesignEvo