BMW cria corrente com diamante: não precisa ser lubrificada nem tensionada
A BMW criou uma corrente para moto, chamada de ‘M Endurance’, e diz que ela não precisa ser lubrificada nem tensionada, ou seja, totalmente livre de manutenção.
De acordo com a marca, a corrente ‘M Endurance’ tem um enchimento de lubrificante permanente residente entre os roletes e os pinos, cercado por anéis em ‘X’ (X-rings).
O que é completamente novo, no entanto, é que a adição de lubrificante adicional anteriormente necessária para os roletes e, portanto, a familiar “lubrificação da corrente” não é mais necessária, nem é necessário qualquer tensionamento de vez em quando devido ao desgaste normal.
Esse enorme ganho de conforto foi possível com a utilização de um novo material de revestimento para os roletes: carbono tetraedricamente amorfo (ta-C), também conhecido como diamante industrial.
Este revestimento é caracterizado por extrema dureza e resistência e neste aspecto é colocado entre o conhecido revestimento DLC (Diamond Like Carbon) e o diamante puro.
Em contraste com as superfícies de metal usadas até agora, o revestimento com o diamante industrial ta-C não se desgasta. Ao mesmo tempo, este tipo de revestimento também oferece um coeficiente de atrito drasticamente reduzido.
Graças às excelentes propriedades de lubrificação a seco e à eliminação do desgaste, os rolos tetraédricos com revestimento de carbono amorfo da corrente ‘M Endurance’, oferecem conforto de manutenção equivalente ao de uma motocicleta com transmissão do eixo.

Isso inclui todo o trabalho de limpeza que é inevitável com uma corrente convencional devido a respingos de lubrificante. Consequentemente, a ‘M Endurance’ também oferece o máximo em compatibilidade ambiental.
A corrente ‘M Endurance’ com passo 525 está agora disponível inicialmente para os dois modelos de 4 cilindros: BMW S 1000 RR e S 1000 XR.
Ela está disponível como acessório ou diretamente da fábrica como opcional. Outros modelos da BMW Motorrad estão sendo preparados para esse recurso.
fotos: divulgação
Veja também os Mais Populares:
- 13 motos e scooters usadas que você consegue comprar com R$ 5 mil em 2021
- Yamaha do Brasil cria uma réplica da YA-1 Red Dragonfly, sua 1ª moto
- TVS Apache RTR 200 2021: 3 modos de pilotagem e suspensão Showa ajustável
- Yamaha MT-07 amadurece e ganha novo visual para 2021 na Europa
- 9 motos usadas que você pode comprar por R$ 5 mil em 2020
Tá bom. Agora vamos à extorsão, ops,ao preço !