Yamaha MT-09 2021 é lançada na Europa com nova frente, painel e motor

Compartilhar

A Yamaha lançou na Europa a nova MT-09 2021, que chega totalmente atualizada, com motor maior, nova frente e painel digital em TFT colorido.

A Yamaha MT-09 2021 ganhou um motor maior, para se adequar ao novo padrão de emissões de poluentes Euro 5, que entra em vigor em 01 de janeiro.

Agora, ele passa de 847 cm³ para 890 cm³, permitindo reduzir as emissões e, de quebra, ganhar alguns cavalos a mais, pulando de 115 para 120 CV de potência máxima.

yamaha mt-09 2021 europa

A nova MT-09 ganhou um novo conjunto ótico frontal, adotando o canhão único em LED para farol alto e baixo. Além disso, o modelo traz duas linhas verticais também em LED nas laterais do farol para a iluminação diurna (DRL).

Toda a iluminação passa a ser em LED, ou seja, farol, lanternas e piscas contam com essa tecnologia.

Ainda em relação ao design, ela recebeu um novo tanque com novas linhas e novas entradas de ar, além de suporte da placa na rabeta traseira (no modelo anterior, estava fixado ao braço oscilante).

yamaha mt-09 2021 europa farol

Melhorias mecânicas e tecnológicas

Novo motor de 889 cm³

O recém-desenvolvido motor de 3 cilindros com refrigeração líquida de 889 cm³ é mais leve, mais rápido e mais potente, com mais torque em rotações mais baixas.

Uma nova entrada de ar e escape produzem um lindo som que aumenta a sensação de aceleração.

Novos injetores de combustível proporcionam maior eficiência, enquanto as relações de marcha otimizadas e uma embreagem assistida e deslizante refinada combinam com a maior potência do motor compatível com EU5.

Novo quadro em alumínio fundido

O quadro é totalmente novo em alumínio fundido, uma versão moderna do layout Deltabox. Nível mais alto de rigidez do chassi para melhor feedback do piloto, estabilidade e pilotagem dinâmica aumentada.

IMU de 6 eixos mais ajudas sensíveis ao condutor

Desenvolvido a partir da superesportiva YZF-R1, o novo IMU compacto de 6 eixos governa os auxiliares de alta tecnologia da MT-09, incluindo um Sistema de Controle de Tração de 3 modos (TCS) sensível à inclinação, Sistema de Controle de Deslizamento (SCS), Sistema de Controle LIFt da roda dianteira (LIF – controle de empinada) e Sistema de Controle de Freio (BC).

Com esta tecnologia de controle eletrônico, a melhor da classe, a totalmente nova MT-09 2021 oferece o controle máximo em diferentes condições climáticas e de superfície.

yamaha mt-09 2021 europa

Novo Quick Shift System (sistema de trocas rápidas de marcha)

O novo Quick Shifter System para cima e para baixo aprimora a experiência de condução esportiva, permitindo ‘upshifts’ super-rápidos para uma aceleração notável do motor CP3 de 889 cc mais potente.

A função de redução de marcha permite mudanças mais suaves que mantém a estabilidade do chassi mesmo nas curvas, para dar uma sensação mais controlada ao desacelerar.

Novas rodas forjadas

Pesando 700g a menos que o modelo anterior, as novas rodas Spin Forged conferem uma agilidade de chassi excepcional ao diminuir o momento de inércia na traseira em 11%.

Este peso não suspenso reduzido também melhora o desempenho da suspensão e contribui para uma melhoria impressionante de 9% na eficiência de combustível.

Suspensão ajustável

Garfos dianteiros de 41 mm totalmente ajustáveis funcionam com configurações otimizadas que combinam com o caráter do novo quadro compacto de alta rigidez e reduzem a tendência de inclinação, proporcionando uma condução mais suave e controlada.

A suspensão traseira ajustável apresenta novas configurações, bem como uma articulação revisada para combinar com o novo braço oscilante de alta rigidez.

yamaha mt-09 2021 europa

Cilindro mestre do freio dianteiro radial

O sistema de frenagem de última geração da nova MT-09 é equipado com um cilindro mestre dianteiro radial que produz um suprimento linear de pressão hidráulica para as pinças de 4 pistões montadas nos discos dianteiros duplos de 298 mm, proporcionando excelente desempenho de frenagem com controle na ponta dos dedos.

Esta é apenas a segunda produção da Yamaha a se beneficiar desta avançada tecnologia de corrida.

Novo painel digital em TFT colorido

O display TFT colorido de 3,5 polegadas possui um tacômetro do tipo barra que muda de cor conforme a rotação sobe ou desce, bem como um relógio e marcador de combustível, quilometragem média, temperatura da água, temperatura do ar e um indicador de mudança de marcha.

yamaha mt-09 2021 europa painel

Agora, ele deixa de ser deslocado para a direita e está totalmente centralizado.

Os interruptores do guidão permitem que você altere facilmente as exibições e informações, bem como ajuste as configurações dos aquecedores de manoplas originais Yamaha opcionais.

Enfim, no Brasil, para 2021, a MT-09 ganhou as mesmas cores do modelo europeu, mas mantém o motor de 847 cm³. Não há previsão de alteração por aqui.

fotos: divulgação

Veja também os Mais Populares:

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo made with DesignEvo