Yamaha lança nova NMAX TURBO 2025, com novo design, mais tecnologia e ‘sensação’ de Turbo; Entenda
A Yamaha lançou na Indonésia a nova NMAX TURBO 2025. Não, você não está lendo errado, é Turbo mesmo, referente àqueles carros turbinados. Mas tem uma pegadinha: o modelo não é equipado com Turbocompressor, apenas possui uma tecnologia que dá a sensação de Turbo (nas próprias palavras da Yamaha).
Vamos explicar a novidade: A nova NMAX TURBO possui uma nova tecnologia chamada de YECVT (Yamaha Electric Continuously Variable Transmission), ou câmbio CVT elétrico da Yamaha, que substitui o câmbio CVT convencional. É este sistema que dá um empurrãozinho a mais, quando necessário.
Há um botão na manopla esquerda para o acionamento do turbo (Y-Shift), e que pode ser definido em 3 níveis: baixo, médio e alto. Ao realizar uma ultrapassagem, por exemplo, você pode acionar o turbo, que irá dar aquele empurrão extra pra você ir mais rápido. Por isso, a empresa diz que você fica com a ‘sensação’ de Turbo.
Além disso, com essa tecnologia, a moto ganhou 2 modos de pilotagem: T-Mode (para cidade) e S-Mode (modo esporte). O T-Mode é adequado para o uso urbano diário, pois entrega uma potência mais suave e economiza combustível. Já o S-Mode entrega tudo que a moto tem, e é ideal para a estrada.
No quesito design, a NMAX TURBO ganhou linhas mais modernas, principalmente na dianteira e traseira, com um novo farol equipado com dois projetores de LED, e uma nova lanterna de LED na traseira.
No cockpit, o modelo também evoluiu: ganhou painel similar ao da XMAX, com tela de LCD nas versões mais básicas (mas com o sistema Y-Connect), e uma tela única de TFT colorido nas versões topo de linha. Esta última versão possui também o Sistema de Navegação da Garmin Street Cross. Há ainda uma tomada USB-C para carregar seu Smartphone.
Completa o pacote tecnológico, o ABS de dois canais, o Controle de Tração, o sistema Smart Key, e o sistema Stop & Start (que desliga o motor nas paradas dos semáforos para economizar combustível).
O motor da NMAX TURBO é o monocilíndrico de 155 cm³ Blue Core, VVA, 4 Válvulas, SOHC + YECVT, capaz de gerar até 11.3 kW (15,36 CV) de potência máxima, e 14.2 Nm de torque.
Enfim, o modelo é oferecido na Indonésia em 5 versões distintas (da mais básica, a mais completa): NMAX NEO, NMAX NEO S, NMAX TURBO, NMAX TURBO TECH MAX, e NMAX TURBO TECH MAX ULTIMATE. Esta última versão de topo é vendida por IDR 45.250.000 (aproximadamente R$ 15 mil).
Não há previsão para o Brasil.
fonte: MotoNews World
fotos: divulgação/Yamaha