WorldSBK | Toprak bate Redding na última curva e vence em Most; Rea cai duas vezes e não pontua
Toprak Razgatlioglu, piloto da Yamaha, venceu a corrida 1 neste sábado em Most, República Checa, pelo campeonato mundial de superbike WorldSBK.
Ele bateu Scott Redding (Ducati) na última curva da última volta, numa disputa eletrizante e diminuiu sua desvantagem no campeonato, já que o líder, Jonathan Rea (Kawasaki) caiu (duas vezes!) e não pontuou.
A manobra de Toprak na última curva gerou reclamação do britânico, que a considerou como algo ‘não esportivo’ e até ‘falta de respeito’. Redding estava furioso após cruzar a linha e respondeu o repórter que o entrevistava de maneira ríspida.
Na nossa visão, Redding tem o direito de ficar p*&$ mas, corrida é corrida, se você der uma oportunidade, seu oponente vai tentar te vencer de qualquer jeito. O piloto da Ducati não fez o básico em uma corrida: quando você está pressionado e chega na última curva da última volta, tem que fazer uma trajetória mais defensiva e defender com tudo o que você tiver. Ele apenas fez a trajetória ideal, talvez nem imaginando que Toprak fosse atacá-lo, e acabou deixando o lado interno da curva (na freada) livre para o turco colocar por dentro e dividir a freada.
Na nossa opinião, uma disputa espetacular e ótima corrida dos dois pilotos, algo que nós, como espectadores, adoramos.
Agora vamos falar sobre o líder do campeonato, Jonathan Rea. O piloto da Kawasaki largou da pole position, perdeu a ponta na primeira curva para Toprak, mas ficou na cola do turco. Redding conseguiu ultrapassar Rea e na sequência, passou também o piloto da Yamaha. Rea, mais uma vez, mostrava bom ritmo e estava colado no turco, mas não conseguia ultrapassá-lo.
Até que, numa freada forte da primeira curva, sua moto escorregou e foi parar na caixa de brita. Milagrosamente, a moto quase não sofreu avaria e ele conseguiu retornar à corrida. Estava marcando alguns pontos na 11ª posição quando sua moto saiu de frente e, dessa vez, ele nada pode fazer, já que a destruiu.
Aliás, a corrida teve várias quedas e, no total, nove pilotos não completaram, entre eles, o já mencionado Jonathan Rea, Michael Van Der Mark, Loris Cresson, Tito Rabat, Jonas Folger e Chaz Davies.
Portanto, com a vitória neste sábado, Toprak reduziu sua desvantagem para Rea. Agora, apenas 12 pontos o separa do hexacampeão.
A classificação do campeonato ficou da seguinte forma:
- Jonathan Rea (Kawasaki) – 243 pontos
- Toprak Razgatlioglu (Yamaha) – 231 pontos
- Scott Redding (Ducati) – 182 pontos
- Alex Lowes (Kawasaki) – 130 pontos
- Michael Ruben Rinaldi (Ducati) – 124 pontos
- Garrett Gerloff (GRT Yamaha) – 115 pontos
- Tom Sykes (BMW) – 109 pontos
- Michael Van Der Mark (BMW) – 104 pontos
Enfim, a corrida da Superpole e a corrida 2 do mundial de Superbike WorldSBK, acontece neste domingo, 8 de agosto, em Most, na República Checa. No Brasil, a transmissão ao vivo acontece no sistema de streaming DAZN.
fotos: divulgação