WorldSBK | Rea (Kawasaki) bate Redding (Ducati) e Toprak (Yamaha) e vence corrida 1 em Assen
Jonathan Rea, piloto da Kawasaki, venceu a corrida 1 neste sábado em Assen, Holanda, pelo campeonato mundial de superbike WorldSBK.
Ele bateu Scott Redding (Ducati) e Toprak Razgatlioglu (Yamaha), numa pista que estava traiçoeira e que derrubou vários pilotos. A duas voltas do fim, Jonas Folger (BMW) caiu e acabou forçando uma bandeira vermelha.
Com isso, Rea, que preferiu os pneus mais macios disponíveis – SCX (e que desgasta mais rápido), teve uma vida um pouco mais fácil, pois nas voltas finais poderia sofrer ataque do piloto da Ducati e da Yamaha, que escolheram pneus ‘macios’ – SC0 (um pouco mais duro e que desgasta menos que o SCX).
Apesar da corrida um pouco mais fácil no fim, o hexacampeão sofreu um pouco no início, com pressão de Toprak e também de Redding. Chegou a perder a liderança para o turco, mas recuperou e, após um pequeno ‘erro’ de Redding, conseguiu abrir mais de 2 segundos.
Com essa vantagem, foi só administrar e cuidar dos pneus, para cruzar a linha de chegada em primeiro. Essa foi a 13ª vitória de Rea em Assen, e que o devolveu a liderança do campeonato, por apenas 7 pontos.
Quem fez uma ótima corrida foi o piloto da casa, Michael Van Der Mark (BMW). Ele largou da nona posição e, após muito lutar e ser beneficiado por quedas, conseguiu terminar em quarto.
Andrea Locatelli (Yamaha) igualou seu melhor resultado no WorldSBK até o momento com o quinto lugar.
Outros dois pilotos que fizeram uma corrida espetacular foram Garrett Gerloff (GRT Yamaha) e Tom Sykes (BMW). Sykes saiu de penúltimo (após ter tido um problema técnico na classificação) para terminar em sétimo. Gerloff, após ter caído na classificação e ter que sair da última posição, terminou a corrida em sexto.
Como mencionado, a corrida teve várias quedas (na ordem que aconteceram): Alvaro Bautista (Honda), Alex Lowes (Kawasaki), Michael Ruben Rinaldi (Ducati), Lucas Mahias (Kawasaki Pucetti), Kohta Nozane (GRT Yamaha), Tito Rabat (Ducati Barni) e Jonas Folger (BMW Bonovo).
Portanto, com a vitória neste sábado, Rea retomou a liderança e abriu 7 pontos de vantagem para o segundo, Toprak.
A classificação do campeonato ficou da seguinte forma:
- Jonathan Rea (Kawasaki) – 206 pontos
- Toprak Razgatlioglu (Yamaha) – 199 pontos
- Scott Redding (Ducati) – 137 pontos
- Alex Lowes (Kawasaki) – 114 pontos
- Garrett Gerloff (GRT Yamaha) – 103 pontos
- Tom Sykes (BMW) – 98 pontos
- Michael Ruben Rinaldi (Ducati) – 94 pontos
- Michael Van Der Mark (BMW) – 94 pontos
Enfim, a corrida da Superpole e a corrida 2 do mundial de Superbike WorldSBK, acontece neste domingo, 25 de julho, em Assen, na Holanda. No Brasil, a transmissão ao vivo acontece no sistema de streaming DAZN.
fotos: divulgação