WorldSBK | Jonathan Rea domina fim de semana em Assen, retoma liderança e abre

Compartilhar

Jonathan Rea, piloto da Kawasaki, dominou o fim de semana em Assen, ao vencer as três corridas da rodada, pelo campeonato mundial de superbike WorldSBK, e retomou a liderança do campeonato, abrindo vantagem para o segundo, Toprak Razgatlioglu (Yamaha), que caiu na corrida 2 e não pontuou.

O fim de semana foi perfeito para o hexacampeão da Kawasaki, pois marcou a pole position e venceu as três corridas, fazendo o máximo de pontos disponíveis.

Na corrida 2, neste domingo, Rea não largou bem, caiu para a quinta posição, mas foi recuperando aos poucos, até colar no então líder (e destaque da corrida), Andrea Locatelli (Yamaha).

O piloto novato da Yamaha fez uma corrida espetacular, pois saiu da quarta posição e assumiu a liderança ainda na primeira volta. Conseguiu ser o primeiro boa parte da corrida mas, como escolheu os pneus mais macios disponíveis – SCX, (e que desgastam mais rápido), teve problemas nas voltas finais e não conseguiu segurar o hexacampeão. Ele perdeu também a segunda posição para Scott Redding (Ducati), mas conseguiu terminar no pódio.

locatelli yamaha assen

Desastre aconteceu para o desafiante ao título, Toprak, que ainda na primeira curva, foi prejudicado por Garrett Gerloff (GRT Yamaha), acabou caindo e não pontuou. Gerloff recebeu uma punição e teve que passar pelos pits (ride-through), acabou caindo tentando uma ultrapassagem e abandonou.

Alvaro Bautista (Honda) foi outro piloto que se destacou na corrida 2. Ele saiu da 12ª posição e terminou em quinto. Uma boa recuperação, pois caiu na corrida 1 (no sábado) e na corrida da Superpole.

Michael Van Der Mark (BMW) teve desempenho similar ao de Bautista, pois saiu da 11ª posição para terminar em sexto. Já seu companheiro, Tom Sykes, tentava uma ultrapassagem para terminar em sétimo, mas caiu e cruzou a linha na 15ª posição, marcando apenas um pontinho.

redding ducati assen

Portanto, com os resultados deste fim de semana, Rea retoma a liderança do campeonato, e abre grande vantagem para o segundo, Toprak.

A classificação do campeonato ficou da seguinte forma:

  1. Jonathan Rea (Kawasaki) – 243 pontos
  2. Toprak Razgatlioglu (Yamaha) – 206 pontos
  3. Scott Redding (Ducati) – 162 pontos
  4. Alex Lowes (Kawasaki) – 127 pontos
  5. Michael Ruben Rinaldi (Ducati) – 111 pontos
  6. Garret Gerloff (GRT Yamaha) – 105 pontos
  7. Michael Van Der Mark (BMW) – 104 pontos
  8. Tom Sykes (BMW) – 102 pontos

Enfim, o mundial de Superbike WorldSBK, volta de 6 a 8 de agosto, com a rodada da República Checa, no novo autódromo Most. No Brasil, a transmissão ao vivo acontece no sistema de streaming DAZN.

fotos: divulgação

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo created by DesignEvo logo maker