WorldSBK | Razgatlioglu (Yamaha) vence em Donington Park e é líder; Rea (Kawasaki) cai e não pontua
Toprak Razgatlioglu, piloto da Yamaha, venceu a corrida 2 neste domingo em Donington Park, Reino Unido, pelo campeonato mundial de superbike WorldSBK, e assumiu a liderança do campeonato, pois Jonathan Rea (Kawasaki) caiu e não pontuou.
O domingo começou com vitória do hexacampeão da Kawasaki na corrida da Superpole. Razgatlioglu saiu da 13ª posição, e chegou em sexto, sendo essa a sua posição de largada na corrida 2.
Ambos os pilotos largaram bem na última corrida do dia, com o turco assumindo a segunda colocação já na primeira curva. Ele se posicionou atrás de Rea e manteve contato o tempo inteiro.
Quando viu uma oportunidade, colocou por dentro e passou a liderar, mas não conseguiu abrir vantagem. Rea continuou muito próximo, só esperando uma oportunidade para retomar a liderança.
E ela veio, com um erro de Razgatlioglu, o piloto da Kawasaki reassumiu a ponta e rapidamente conseguiu abrir pequena vantagem. Mas, algumas voltas depois, o piloto da Yamaha já estava muito próximo novamente, pressionando, o até então, líder do campeonato.
Com isso, Rea estava tentando extrair o máximo dos pneus supermacios (SCX) e acabou passando do limite. Ele perdeu a frente da moto e caiu, indo parar na caixa de brita. Conseguiu levantar e voltar à corrida, mas já era tarde demais, terminando a prova em último.
Quem “agradeceu” foi Razgatlioglu, que teve apenas que administrar até a bandeirada final. Com isso, o turco assumiu a liderança do campeonato, por apenas 2 pontos. A ‘briga’ ficará ainda mais quente nas próximas corridas.
A Yamaha fechou ainda o segundo lugar no pódio com Garrett Gerloff (GRT Yamaha), que teve um fim de semana competitivo, apesar da queda na corrida 1 (mesmo assim, terminou em sétimo). Foi seu melhor resultado na temporada 2021.
BMW no pódio
A equipe BMW Motorrad WorldSBK team foi o destaque no fim de semana, pois conseguiu um pódio duplo (segundo e terceiro lugar) na corrida da Superpole e outro pódio (terceiro lugar) na corrida 2.
Na corrida 1, no sábado, também não teve um resultado ruim, já que conseguiu o quarto e quinto lugares.
Ela vem mostrando uma evolução enorme e os pilotos, Tom Sykes e Michael Van Der Mark, estão bastante otimistas para brigar pelo pódio e até por alguma vitória.
Sykes era só sorrisos no pódio com o terceiro lugar na corrida 2. O britânico vem elogiando muito a nova moto BMW M 1000 RR e sua evolução. Claro, ele sabe que ainda tem pontos a melhorar para colocá-lo em condição de brigar por uma vitória.
Fim de semana ruim para Ducati
A Ducati foi a decepção neste fim de semana, apesar do quarto lugar de Scott Redding na corrida 2. O britânico caiu na corrida 1 e terminou a Superpole na 18ª posição. Já seu companheiro, Michael Ruben Rinaldi, terminou a corrida 1 em 12º, a Superpole em décimo e a corrida 2 em oitavo.
Chaz Davies, piloto da equipe independente Team GoEleven Ducati foi o 11º na corrida 1, 8º na Superpole e 7º na corrida 2.
Portanto, com os resultados deste fim de semana, Razgatlioglu assume a liderança do campeonato, mas com pequena vantagem para o segundo, Rea.
A classificação do campeonato ficou da seguinte forma:
- Toprak Razgatlioglu (Yamaha) – 183 pontos
- Jonathan Rea (Kawasaki) – 181 pontos
- Scott Redding (Ducati) – 117 pontos
- Alex Lowes (Kawasaki) – 114 pontos
- Michael Ruben Rinaldi (Ducati) – 94 pontos
- Garret Gerloff (GRT Yamaha) – 93 pontos
- Tom Sykes (BMW) – 89 pontos
Enfim, o mundial de Superbike WorldSBK, volta de 23 a 25 de julho, com a rodada da Holanda, em Assen. No Brasil, a transmissão ao vivo acontece no sistema de streaming DAZN.
fotos: divulgação