Venda de motos elétricas no Brasil cresce mais de 878% em maio de 2022
A venda de motos elétricas no Brasil (incluindo triciclos e scooters), apresentou um forte crescimento de mais de 878% em maio de 2022, o melhor da história, de acordo com os dados de emplacamentos da Fenabrave.
Segundo a instituição, em função do aumento dos preços dos combustíveis, as motocicletas elétricas tem crescido sua participação no mercado, nos últimos meses.
Nos primeiros cinco meses de 2022 foram emplacadas 3.062 motos e scooters elétricas no Brasil, um crescimento superior a 878% sobre o mesmo período de 2021.
Mas eles pontuam que, mesmo com esse aumento, a participação dessas motos ainda é pequena no mercado nacional, representando cerca de 0,59% do total de motos emplacadas no país.
A empresa que mais vende moto elétrica no Brasil é a Voltz, que recentemente inaugurou sua fábrica na Zona Franca de Manaus (AM). No acumulado de 2022, ela já emplacou mais de 2.449 motos e scooters elétricas. Seu veículo carro-chefe é a moto EVS, que possui velocidade máxima de 120 km/h e autonomia de até 180 km (se andar numa velocidade média de 35 km/h).
Além dela, a Shineray é outra empresa que está apostando no segmento elétrico e recentemente lançou no Brasil a moto SHE-S, para concorrer com a Voltz EVS.
Por fim, outra empresa está entrando no Brasil, a LLMOTORS, e promete uma moto elétrica com a maior autonomia, a Odin 2.0.
fotos: divulgação