Triumph conclui projeto de moto elétrica TE-1 e resultados impressionam

Compartilhar

A Triumph anunciou a conclusão do seu projeto de moto elétrica TE-1, e divulgou os resultados finais de teste do protótipo que, de acordo com a empresa, superaram os objetivos.

O projeto Triumph TE-1 é uma colaboração entre a Triumph Motorcycles, Williams Advanced Engineering, Integral Powertrain Ltd e WMG na Universidade de Warwick, financiado pelo Escritório para Veículos com Emissão Zero do governo britânico, para criar desenvolvimentos inovadores em engenharia especializada de motocicletas elétricas e design inovador de tecnologia integrada.

O primeiro dado divulgado foi a autonomia real, que pode chegar a 161 km com uma carga na sua bateria de lítio que possui capacidade de 15kWh. Isto é, de acordo com a empresa, superior a autonomia real das motocicletas elétricas equivalentes disponíveis hoje no mundo. Além disso, outro dado impressionante divulgado é que a bateria pode ser recarregada em apenas 20 minutos (0 a 80%), o que é um enorme avanço em relação a hoje.

O segundo dado que chamou a atenção foi a potência de pico do modelo, que atinge até 130 kW (177 CV). É semelhante ao modelo Speed Triple 1200, uma moto com motor de três cilindros e 1200 cm³. Com isso, a empresa divulga que a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 3,6 segundos. Além disso, dizem que, com o refinamento adicional dos componentes eletrônicos, incluindo o sistema de controle de tração e o controle de elevação da roda dianteira, o desempenho pode ser aprimorado ainda mais.

triumph te-1 moto elétrica

Por fim, o peso do total do modelo é de 220 kg, cerca de 25% inferior às motocicletas elétricas comparáveis atualmente disponíveis, que o deixa com uma ótima relação peso/potência.

Design e conclusão

As imagens oficiais do protótipo TE-1 mostram que a moto elétrica da Triumph será muito similar aos modelos convencionais, com design parecido com o da Speed Triple 1200 RS.

Ele é bem agressivo, com dois faróis de led com visual bem intimidador, e postura focada da cabeça para baixo. Além disso, a traseira da moto é extremamente curta, típica de modelos ‘streetfighter’.

triumph moto elétrica protótipo

A futura moto elétrica da Triumph não será exatamente como este protótipo, mas terá o mesmo ‘espírito’ e conhecimento adquirido no projeto.

Enfim, a empresa não informa quando, de fato, estará disponibilizando um modelo elétrico. Mas, com a conclusão deste projeto, podemos estimar que será em um ou dois anos, ou seja, até o fim de 2024.

Para mais informações, acesse o site https://www.triumphmotorcycles.com.br/.

fotos: divulgação

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker