Team HRC vence 8 Horas de Suzuka e confirma 28ª vitória para a Honda

Compartilhar

O Team HRC venceu neste domingo (7/8) as 8 Horas de Suzuka 2022, confirmando a 28ª vitória da Honda na tradicional prova de resistência – a primeira após oito anos.

Com a motocicleta CBR 1000RR-R Fireblade SP, a equipe foi formada pelos pilotos japoneses Tetsuta Nagashima e Takumi Takahashi e pelo espanhol Iker Lecuona, este último também disputa o WorldSBK pelo Team HRC. A corrida de revezamento de oito horas é realizada desde 1978 na cidade de Suzuka, no Japão.

O Team HRC retornou ao evento como equipe de fábrica da Honda em 2018, após ausência de uma década. A equipe foi a segunda colocada em 2018 e a terceira em 2019.

Nas 8 Horas de Suzuka 2022, o Team HRC estabeleceu o tempo de volta mais rápido durante as sessões classificatórias de sexta-feira (5/8), avançando facilmente para o Top 10 que definiu as primeiras colocações do grid de largada. Tetsuta Nagashima cravou a volta mais rápida, de 2min4seg934, garantindo pole position para a equipe.

Takumi Takahashi foi o primeiro piloto a entrar na pista pelo Team HRC. Apesar de perder a liderança no início da prova, ele recuperou a ponta na décima volta. A partir daí, Tetsuta Nagashima e Iker Lecuona fizeram passagens sólidas para manter vantagem confortável na frente dos concorrentes mais próximos. Às 19h32 (horário local), após 214 voltas, a equipe HRC cruzou a linha de chegada e garantiu a vitória.

O desempenho também foi marcado pela quarta vitória de Takahashi nas 8 Horas de Suzuka. Já Nagashima e Lecuona foram campeões pela primeira vez.

honda 8 horas de suzuka 2022

Confira o que disseram os pilotos após a vitória:

Tetsuta Nagashima #33 – “Estou simplesmente feliz! Feliz por ter tido a oportunidade de estar envolvido no desenvolvimento da motocicleta CBR 1000RR-R Fireblade SP em 2021 e 2022, perceber seu potencial e mostrar ao mundo. Os engenheiros da Honda testaram a moto várias vezes e foram recompensados ​​com a nossa vitória nas 8 Horas de Suzuka. Sou grato por fazer parte do desenvolvimento e evoluí a cada teste que fizemos. Acredito que demonstramos uma Honda forte nas primeiras 8 Horas de Suzuka após três anos”.

Takumi Takahashi #33 – “Eu sempre me senti insatisfeito com as 8 Horas de Suzuka de 2019, então estou muito feliz por termos vencido hoje. Estou aliviado por ter conseguido fazer minha parte, pois Nagashima desenvolveu a moto e tive que me acostumar com ela e trazer seu potencial. Esta foi a primeira vez de Iker (Lecuona) nas 8 Horas de Suzuka, ele fez um ótimo trabalho. O Team HRC nos deu um suporte sólido, incluindo o trabalho no pit. Sou grato a todos os envolvidos. Esta é a minha quarta vitória nas 8 Horas de Suzuka e, se tiver outra oportunidade, vou procurar o recorde de cinco vitórias de Toru Ukawa”.

Iker Lecuona #33 – “Estou muito, muito, muito feliz por vencer pela primeira vez as 8 Horas de Suzuka. Foi incrível quando Nagashima recebeu a bandeira quadriculada. Tudo correu bem desde os testes para Suzuka, a moto desenvolvida pela Honda com o Nagashima foi soberba e acho que consegui realçar a performance do equipamento. Eu fiquei preocupado quando o safety car entrou na pista, porque poderia perder a diferença que nossos outros dois pilotos haviam construído, mas deu tudo certo. Sou grato à melhor equipe e aos meus companheiros. Se houver oportunidade no ano que vem, quero voltar a Suzuka”.

Resultado – 43ª edição 8 Horas de Suzuka (seis primeiros)

1 – TEAM HRC (Honda) – 8:02:09.131
2 – KAWASAKI Racing Team Suzuka 8H (Kawasaki) – mais 1 volta
3 – YOSHIMURA SERT Motul (Suzuki) – mais 2 voltas
4 – S-PULSE DREAM RACING (Suzuki) – mais 4 voltas
5 – TOHO Racing (Honda) – mais 4 voltas
6 – HONDA Dream RT SAKURAI Honda (Honda) – mais 4 voltas

Enfim, para mais informações sobre a Honda Racing, acesse https://www.honda.com.br/racing/.

fotos: divulgação Honda Racing

Compartilhar

Marcelo Souza

Autor, Editor e Administrador do site MotoNews Brasil, formado em Ciências Contábeis, apaixonado por motos e tecnologia.

Logo created by DesignEvo logo maker